“Mar Urbano Lisboa”: Documentário português no Videoclube Zero em Comportamento

Filme Mar Urbano Lisboa no Videoclube Zero em Comportamento

Ficou esta sexta-feira,6 de agosto, disponível no Videoclube Zero em Comportamento o filme “Mar Urbano Lisboa“, um documentário ambiental realizado por José Vieira Mendes e Ricardo Gomes sobre os recursos de um ecossistema único que é o Estuário do Rio Tejo.

O filme pretende provocar um amplo debate sobre a qualidade das águas, sobre a biodiversidade marinha e sobre o futuro da cidade e da área metropolitana que a rodeia. Lisboa e os seus arredores são locais privilegiados para trabalhar, para desfrutar do lazer e de uma excelente qualidade de vida, além de serem um ponto de partida e de chegada para o turismo de mar, para os cruzeiros, navegação marítima e recreio.

“Mar Urbano Lisboa” sai em defesa do Rio Tejo, e testemunha a resiliência dos ecossistemas marinhos, da evolução da qualidade das águas, da conservação das diferentes espécies de vida marinha típicas do Estuário, influenciadas igualmente pelas alterações climáticas.

O documentário mostra a relação dos lisboetas e dos forasteiros com o Rio Tejo, os resquícios da pesca artesanal e de lazer, da construção de barcos tradicionais, que ainda resistem apesar das mudanças, uma reflexão que não termina nas zonas ribeirinhas, que os lisboetas pouco a pouco conquistaram, mas que se adentra e mergulha nos fundos marinhos do Estuário do Tejo e passeia pelas margens desse mar de Lisboa, que se prolonga da Zona Oriental, da Margem Sul, à Linha.

Para assistir a “Mar Urbano Lisboa” siga o link do filme no Videoclube Zero em Comportamento. O visionamento de qualquer conteúdo custa 3€, durante 72 horas, além de existirem opções de subscrição anual ou semestral.

Artigos relacionados