“Marianne & Leonard: Words Of Love”, o badalado documentário do realizador britânico Nick Broomfield, sobre o músico Leonard Cohen, foi o filme escolhido pela organização do festival de cinema Porto/Post/Doc para abrir a edição 2019, que irá decorrer em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Planetário do Porto) entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro.
O filme, que narra a relação de Cohen e uma das suas musas Marianne, será exibido às 21:30h, no Teatro Municipal do Porto- Rivoli, no dia 23 de novembro, integrado no programa Transmission, dedicado à música e à cultura pop.
Nesta secção também será apresentado um especial do realizador Mike Christie, com a exibição, em estreia nacional, de três dos seus mais recentes documentários: “Hansa Studios: By The Wall 1976-90”, sobre os anos dourados de um dos mais conhecidos estúdios de gravação da cidade de Berlim, e ainda “New Order: Decades” e “Suede: The Insatiable Ones”, sobre as bandas homónimas.
As produções nacionais também marcam presença no Transmission, que inclui o documentário “Batida de Lisboa”, de Rita Maia e Vasco Viana, rodado nos subúrbios da capital e que procura dar a conhecer músicos e produtores de diferentes origens – de Angola a São Tomé, de Cabo Verde à Guiné Bissau -, bem como as suas batalhas identitárias.
“Realizados este ano, passam também pelo Porto Porto/Post/Doc “Um Punk Chamado Ribas”, de Paulo Miguel Antunes, e “Punk’s Not Dread”, de Tiago Afonso, ambos sobre duas das figuras mais carismáticas da cena punk portuguesa: João Ribas (Censurados, Tara Perdida) e Punkito”, refere a organização.
Ao longo do festival, o festival irá exibir o documentário “Haut Les Filles”, de François Armanet, sobre as figuras femininas da música rock francesa que conta com a participação de Charlotte Gainsbourg, Françoise Hardy ou Vanessa Paradis; “Berlin Bouncer”, de David Dietl, que propõe uma viagem pela cultura clubbing da cidade através das histórias de três seguranças de algumas das mais famosas discotecas da capital alemã; e “Ryuichi Sakamoto: Coda”, realizado por Stephen Nomura Schible, sobre o compositor japonês.
De acordo com a organização, o Transmission também irá passar este ano Braga, com a apresentação de duas sessões no gnration: “Batida de Lisboa”, a 27 de novembro e no dia seguinte, “New Order: Decades”.
A edição de 2019 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) – Ministério da Cultura, CVRVV – Vinho Verde, e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.
Para estar a par de todas as novidades, consulte o site oficial do Porto/Post/Doc.