“Marighella”: Trailer do drama do realizador brasileiro Wagner Moura

Trailer do filme brasileiro Marighella

Marighella“, a primeira longa-metragem do realizador brasileiro Wagner Moura, já tem data de estreia nos cinemas portugueses. Na descrição do trailer que divulgou no Youtube, a Alambique Filmes anunciou que o filme chega às salas nacionais a 20 de maio.

Estreado no Festival de Berlim 2019 e exibido na secção Sessões Especiais do LEFFEST’19, o filme, que tem sido impedido de estrear no Brasil (e ainda não estreou), é protagonizado pelo músico e actor Seu Jorge e conta a história do guerrilheiro e revolucionário brasileiro Carlos Marighella, um dos maiores opositores à ditadura militar no seu país, assassinado em 4 de Novembro de 1969.

As suas tentativas de convencer a população da necessidade da revolta opõem-se à onipotência do censor estatal que faz tudo o que está ao seu alcance para marginalizar a resistência. O seu compromisso com a dignidade e a justiça leva à violência e ao terror. Em pouco tempo, Marighella é considerado o inimigo público número um.

“És um maoísta, um trotskista ou leninista?”. Marighella tem uma resposta: “Sou brasileiro”. Adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães.

Descrito como um retrato da resistência, mas também um drama que é uma parábola do presente, Wagner Moura deixa o alerta: “Essas histórias precisam de ser contadas, não podemos esquecê-las”.

Artigos relacionados