“Mariupolis 2”: O testamento final de Mantas Kvedaravicius sobre a guerra na Ucrânia

Com distribuição da Midas Filmes, chega esta quinta-feira, 23 de fevereiro, aos cinemas nacionais o documentário “Mariupolis 2“, o testamento final do realizador lituano Mantas Kvedaravicius, que dá uma visão da tragédia que atingiu os civis na guerra da Ucrânia e o seu modo de vida no meio dos tiros e bombardeamentos.

Em 2022, Kvedaravicius voltou para a Ucrânia, no coração da guerra, em Mariupol, para estar com as pessoas que conheceu e filmou em 2015. O cineasta queria queria testemunhar o que estava a acontecer na cidade, longe das imagens dos meios de comunicação social e dos políticos.

No entanto, Kvedaravicius morreu durante as filmagens, após uma operação das tropas russas. De acordo com relatos da imprensa internacional, o lituano foi feito prisioneiro por soldados russos quando tentava abandonar a cidade. Mais tarde foi executado com tiros na cabeça e peito, e o seu corpo abandonado na rua.

Após a sua morte, os seus produtores e colaboradores recuperaram e montaram as imagens filmadas, de modo a poder mostrar ao mundo a sua visão e o seu trabalho. Com enorme força e sensibilidade, “Mariupolis 2” retrata, ao longo de quase duas horas, a vida que continua em meio no meio dos bombardeamentos e revela imagens que transmitem tragédia, mas também esperança.

“Mariupolis 2” fez a estreia no Festival de Cannes 2022, tendo recebido o Prémio Especial do Júri Oeil d’Or – Melhor Filme Documental, e nos Prémios do Cinema Europeu foi eleito o Melhor Documentário. Assista ao trailer:

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados