“Matt & Max”: Xavier Dolan já está a trabalhar na sua oitava longa metragem

Segundo o The Hollywood Reporter, o jovem realizador canadiano Xavier Dolan já está a trabalhar a sua oitava longa-metragem. Com o título “Matt & Max”, trata-se de um drama em língua francesa que irá contar a história de dois amigos de Dolan, com idades a rondar os vinte anos, que será rodado no próximo outono no Quebec, terra natal do cineasta.

Os atores serão quase na sua totalidade os próprios amigos de Dolan, que além de dirigir, assumirá o papel de Max. O projeto de teor autobiográfico está previsto ser lançado nos cinemas em 2019.

“O meu desejo de falar sobre a homossexualidade e como a vivemos, como a percebemos, como a rotulamos, e como a organizamos como sociedade, fazia parte da inspiração para The Death and Life of John F. Donovan”, disse o realizador ao THR. No entanto, o filme tornou-se em “mais uma homenagem aos dramas familiares dos anos noventa, em vez de uma profunda reflexão sobre o que é ser gay”, explicou Dolan.

Acrescentou ainda que o argumento foi influenciado por outras produções: “Fui confrontado com material tão maturo como Boy Erased, Chama-me Pelo Teu Nome e God’s Own Country, e isso deu-me o desejo de falar sobre a homossexualidade sob o ponto de vista de um adulto – e não de um pós-adolescente – da minha geração, da dos meus amigos e das minhas amizades. Isso fez me querer escrever sobre dois amigos apaixonados que nunca tinham percebido que podiam ter preferência por homens. Quero falar sobre a verdadeira amizade e amor verdadeiro”.

Dolan tem em pós-produção “The Death and Life of John F. Donovan”, o seu primeiro filme em língua inglesa, que conta no elenco com Kit Harington, Jessica Chastain, Susan Sarandon, Natalie Portman, Nicholas Hoult e Bella Thorne, entre outros, mas que ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas. É provável que faça a estreia mundial no Festival de Cannes, que se realiza entre os dias 8 e 19 de maio.

Artigos relacionados