“Memoria”: Primeiras imagens de Tilda Swinton no filme de Apichatpong Weerasethakul

Imagens do filme Memoria com Tilda Swinton

O portal Variety revelou em exclusivo esta terça-feira, as primeiras imagens do set de filmagens de “Memoria”, o novo filme do realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul (Cemitério do Esplendor), a primeira longa-metragem do cineasta rodada fora do seu país de origem.

Nas imagens pode-se ver as duas protagonistas, as atrizes Tilda Swinton (Os Mortos Não Morrem) e Jeanne Balibar (Guerra Fria – Cold War). O elenco inclui também Daniel Gimenez Cach, Juan Pablo Urrego e Elkin Diaz.

As filmagens já estão em andamento na Colômbia desde o dia 19 de agosto e durarão oito semanas, com passagem pela aldeia de Pijao e a capital Bogotá. A ideia do filme surgiu quando Weerasethakul estava de férias naquele país latino-americano e ficou impressionado com a beleza natural do país, particularmente com o projeto de construção de um túnel através da Cordilheira dos Andes.

No filme, Swinton trabalha numa plantação de orquídeas e visita a sua irmã doente em Bogotá. Lá, faz amizade com uma arqueóloga francesa (Balibar), encarregada de monitorizar um grande projeto de construção, e com um jovem músico (Diaz). Todas as noites ela fica incomodada com um barulho que a impede de dormir. As suas insónias agravam-se até que conhece um homem que afirma ser um alienígena secular que pode ajudá-la a superar esse ruído que só ela consegue ouvir.

“Há algo que me atraiu aqui. Não tenho a certeza do quê. É um terramoto pessoal, uma loucura tranquila. Estou convencido de que assim que começar a filmar, vou dormir melhor”, disse o realizador na Colômbia, pouco antes do início das filmagens.

A empresa alemã The Match Factory, que distribuiu internacionalmente vários filmes do cineasta, inclusive “O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2010, voltará a fazer o mesmo com “Memoria”.

Artigos relacionados