“Memoria”: Tilda Swinton protagonizará o novo filme de Apichatpong Weerasethakul

Depois de ter passado pelos nossos cinemas com “Mekong Hotel” e “Cemitério do Esplendor“, o realizador Apichatpong Weerasethakul já tem em desenvolvimento um novo projeto, intitulado “Memoria”. Segundo o The Independent, Tilda Swinton, atriz que há décadas tem manifestado o desejo de trabalhar com o premiado mestre tailandês irá assumir o papel principal.

Este será o primeiro filme do cineasta rodado fora do seu país, estando o início da produção marcado para 2019, na Colômbia e provavelmente para uma estreia no Festival de Cannes de 2020, certame onde já premiado em vários ocasiões, incluindo a Palma de Ouro em 2010, com o filme “O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores”.

Numa recente atualização sobre “Memoria”, feita ao Screen Daily, Weerasethakul prometeu um filme tipicamente brincalhão e oblíquo, inspirado nas histórias que ouviu em criança sobre a selva tailandesa, que por sua vez, foram influenciadas por histórias americanas e europeias da era colonial, em que o termo ‘selva’ é romantizado.

Como parte de sua pesquisa, Weerasethakul viajou por Bogotá, Cali, Medellin e Choco, visitando prisões, hospitais psiquiátricos e encontrou-se com psicólogos. “É um país fascinante. É o meu primeiro filme fora da Tailândia. Espero que tenha feito uma boa escolha”, disse o realizador.

“Os anos 70 e 80, foram muito violentos (na Colômbia), muito mais do que agora… quando conduzia, poderia haver uma bomba e às vezes o trânsito parava e ninguém sabia (por que). As pessoas imaginam coisas e têm medo. O filme é sobre isso, esperando por algo que você não conhece”, explicou Weerasethakul, acrescentando que “A Colômbia é uma paisagem ativa. Há um vulcão, deslizamentos de terra, terramotos, mineração de carvão, túneis”, algumas das partes naturais e configurações colombianas que deverão encaixar no enredo.

Swinton acabou recentemente as filmagens da nova versão de “Suspiria”, filme de terror de Luca Guadagnino e brevemente estará nos cinemas portugueses com a animação de Wes Anderson, “Ilha dos Cães“, onde empresta a sua voz a um dos personagens.

Artigos relacionados