“Mestres da Engenharia”: Série de oito documentários estreia hoje no Odisseia

Estreia da serie Mestre de Engenharia no Canal Odisseia

A partir de hoje, 1 de maio, e todas as sextas-feiras deste mês, sempre às 22:30h, o Canal Odisseia revela os avanços tecnológicos mais surpreendentes de sempre em “Mestres da Engenharia”, uma série de oito documentários

Desde sempre, sobretudo nos momentos mais conturbados, a humanidade procura ampliar os limites do conhecimento, descobrindo novos horizontes e alternativas. O que impulsionou a construção de edifícios cada vez mais altos? Que tecnologia permitiu a exploração dos oceanos? Como se concebem as pontes que desafiam a gravidade? Qual será o futuro da indústria aeronáutica?

Pela mão de reconhecidos peritos e imagens geradas por computador, esta série documental faz uma revisão dos grandes feitos dos mestres da engenharia ao longo dos séculos e mostra a forma como a engenharia civil sofreu inúmeros avanços tecnológicos.

Nesta noite pode assistir a dois documentários. No primeiro, “Construir Pontes sobre os Vãos”, a geofísica Léa Bello revela os segredos da construção de pontes icónicas de todo o mundo, dando a conhecer os desafios que enfrentaram os engenheiros. Das primeiras pontes de lianas, até ao ultramoderno viaduto de Millau, as pontes foram evoluindo até se tornarem autênticas façanhas tecnológicas.

Construir Pontes sobre os Vãos

De seguida, pelas 23:30h, em “A Conquista dos Oceanos”, pode acompanhar o físico Frédéric Restagno numa descoberta para desvendar os segredos que permitiram navegar cada vez mais longe, numa verdadeira investigação científica para conhecer a evolução das embarcações e das ferramentas de navegação ao longo dos tempos.

A Conquista dos Oceanos

A programação completa de “Mestres da Engenharia” pode ser consultada no site oficial do CanalOdisseia.

Artigos relacionados