Midas Filmes homenageia Jean-Luc Godard na semana em que completa 88 anos

3 filmes de Jean-Luc Godard

No âmbito de uma operação de homenagem ao cineasta francês e mestre da Nouvelle Vague, Jean-Luc Godard, que completa 88 anos (3 de dezembro), a Midas Filmes vai estrear “O Livro de Imagem”, o mais recente trabalho do realizador e a reposição em cópias restauradas e edição em DVD de “O Acossado (1960)” e “Pedro, o Louco (1965)”. Os filmes poderão ser vistos a partir de 6 de dezembro no Cinema Ideal, em Lisboa e no Cinema Trindade, no Porto.

“O Livro de Imagem” é um filme de género experimental que conquistou a Palma de Ouro Especial no Festival de Cannes. Trata-se de uma mistura entre factos e ficção, explorando e refletindo sobre os países do mundo Árabe. Assista ao trailer em português:

A trama de “O Acossado” segue Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo), um ladrão de automóveis que mata o polícia que o persegue. Em Paris reencontra a sua amiga americana Patricia Franchini (Jean Seberg), de quem volta a ser amante. Michel tenta convencê-la a ir com ele para Itália, mas a polícia descobre a identidade do assassino e ele é procurado. Veja o trailer português.

Belmondo regressa como protagonista em “Pedro, o Louco”, como Ferdinand, um homem que no dia em que perde o emprego reencontra Marianne (Anna Karina), uma jovem que um dia amou. Cansado da sua existência, decide recomeçar a sua vida com ela. Mas a viagem romântica, depressa se torna numa trama de paixão, perseguição e violência. Confira o trailer português.

A Midas também vai fazer uma reedição em DVD de “História(s) do Cinema”, em que Godard cria um auto-retrato desenhado pelos filmes dos outros, através das histórias que o cinema conta. Realizado entre 1988 e 1998, é dividido em quatro partes, cada uma composta por dois episódios. Está também prevista a reposição em sala de dois títulos mais recentes do realizador: “Filme Socialismo (2010)” e “Adeus à Linguagem (2014)”.

Artigos relacionados