Monstra 2019: Apresentada a programação da 18ª edição do Festival de Animação de Lisboa

Programa do Festival Monstra 2019

Realizou-se ontem, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a conferência de imprensa para apresentação do programa da 18ª edição do Monstra – Festival de Animação de Lisboa, que vai decorrer entre 20 e 31 de março.

Na edição deste ano serão exibidos mais de 550 filmes animados, em representação de vários países de todos os continentes, com destaque para a Competição Internacional, composta por sete longas-metragens, entre as quais, “Mirai“, de Mamoru Hosoda, filme japonês nomeado para o Óscar de Melhor Animação e a produção brasileira “Tito e os Pássaros“, ambos em antestreia nacional. Na competição de curtas foram selecionados 201 filmes, dos mais de 2500 inscritos.

O Canadá é o país convidado do Monstra 2019, que será homenageado com retrospectivas de realizadores como Norman Mclaren, Wendy Tilbi, Amanda Forbes e Caroline Leaf, em 15 sessões, mais de 150 filmes, quatro exposições, workshops e masterclasses.

A programação inclui também duas retrospetivas, uma dedicada ao cinema de animação japonês, com a exibição de quatro filmes em homenagem ao realizador Satoshi Kon e a “A BD no Cinema de Animação”, em que serão apresentadas cinco longas-metragens sobre as aventuras domarinheiro Corto Maltese.

O festival conta ainda com as secções Históricos, Cinema Experimental, a DokAnim, com documentários de animação, a Terror Anim (animações de terror) e a Monstra Triple X, dedicada a filmes sensuais para um publico maior de 18 anos.

A organização referiu também que o Cinema + Pequeno do Mundo vai regressar, mas ao invés dos anos anterores, passa a ser móvel, viajando durante o dia pelas escolas, levando ao encontro dos alunos uma oficina de animação. Para os estudantes universitários, a Monstra Universitária, vai estar presente em 14 universidades da Grande Lisboa, exibindo filmes feitos por alunos, para outros alunos.

As sessões do Monstra 2019 vão ter lugar em vários espaços da capital, incluindo o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa. Para mais informações, consulte a páginal oficial.

Artigos relacionados