“Monstra em Casa”: Arranca hoje a edição online do Festival de Animação de Lisboa

"Monstra em Casa":  Arranca hoje a edição online do Festival de Animação de Lisboa

No ano em que celebra 20 anos de existência, o Monstra – Festival de Animação de Lisboa, previsto para decorrer de 18 a 29 de março e adiado devido ao surto da Covid-19, criou como alternativa o “Monstra em Casa“, uma edição online do evento, com exibição de filmes das competições de Curtas-Metragens, Curtíssimas (filmes até 2 minutos), Estudantes e a competição Portuguesa – SPA Vasco Granja.

O festival vai decorrer desta segunda-feira, dia 25, até 31 de maio, na plataforma Kinow, com um total de 169 filmes divididos em 12 sessões. A programação do “Monstra em Casa” também inclui seis masterclasses, com participação de grandes nomes associados à animação mundial: o realizador/produtor brasileiro Arnaldo Galvão, o compositor francês Christophe Herald , o professor e realizador turco Burak Sahin, o realizador catalão Eduardo Puertas Anfruns, o realizador alemão Raimund Krumme e o ator/professor norte-americano Ed Hooks.

Paralelamente, o Monstra programou um conjunto de filmes para os mais novos na RTP2. Nos dias 20 e 31 de maio, entre as 08:00h e as 13:00h, serão exibidos filmes que iriam ser apresentados na edição 2020 do festival e anteriores, da secção Monstrinha Pais e Filhos, num total de 10 horas de animação.

“Esta é a primeira parte de um festival que se pretende que possa decorrer nas salas de cinema no final de setembro, onde, para além de todas as retrospetivas, será apresentada a competição de longas-metragens”, explicou Fernando Galrito, diretor artístico do festival, que descreveu o “Monstra em Casa” como “uma partilha, um encontro e um festival de cinema de animação que decorre na casa de todos”, acrescentando que é uma outra forma de comemorem o 20º aniversário e de levarem a todos os mais recentes e os melhores filmes de animação do mundo.

Para mais informações ou para consultar a programação completa, aceda ao site oficial.

Artigos relacionados