Na próxima quinta-feira, 13 de abril, chega aos cinemas portugueses o filme de animação “Nayola“, a primeira longa-metragem do realizador José Miguel Ribeiro, uma coprodução entre Portugal (Praça Filmes), Países Baixos, Bélgica e França, que conta a história de três gerações de mulheres angolanas que resistem, sonham e lutam por um país melhor, enquanto conciliam aquilo a construção de uma família com a construção de um país.
Inspirado na peça “A Caixa Preta”, de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, o filme retrata o impacto da guerra civil angolana na vida de três mulheres: a avó Lelena, a filha Nayola e a neta Yara. As vidas, os sonhos e os segredos das três mulheres, cruzam-se em dois tempos narrativos, distanciados por catorze anos.
No passado, Nayola parte à procura do marido, desaparecido em combate na guerra civil angolana, e envolve-se numa busca errática, audaz e mágica. No presente, Yara é uma jovem rapper e ativista dos direitos humanos, perseguida pela polícia nas ruas de Luanda, o que causa grande inquietação a Lelena. Uma noite, avó e neta sofrem uma dupla ameaça, primeiro um misterioso mascarado armado invade-lhes a casa, depois a polícia faz uma rusga no musseque para prender Yara…
“Nayola” é uma história de amor, pulsações dos laços inquebráveis da maternidade, e uma canção de esperança num mundo melhor que nenhuma guerra é capaz de destruir. Antes de chegar às salas nacionais, o filme estreou-se no dia 8 de março em França e a 31 de março em Angola, tendo sido exibido em vários festival internacionais, incluindo a recente edição da “Monstra”.
Assista ao trailer e não perca a estreia de “Nayola”: