A Netflix vai desenvolver um remake do clássico thriller francês “O Salário do Medo” (Le Salaire de la Peur), filme lançado em 1953, que deu reconhecimento internacional ao realizador Henri-Georges Clouzot, com o qual ganhou o prémio máximo do Festival de Cannes, o Grand Prix, atualmente denominado Palma de Ouro.
Ainda sem título oficial, a nova versão será dirigida por Julien Leclercq, que anteriormente cocriou para a Netflix a série “O Gang: Assalto Arriscado”. Para o elenco já estão confirmados os atores Franck Gastambide, Alban Lenoir, Ana Girardot e Sofiane Zermani.
A história do filme original, adaptado do romance homónimo de Georges Arnaud, gira em torno de quatro homens contratados por uma companhia petrolífera americana, para conduzirem camiões carregados com nitroglicerina por estradas ingremes e impraticáveis, como parte de uma operação para extinguir um incêndio num poços de petróleo.
A obra de Arnaud e o filme de 1953 serviram também como fonte de inspiração para “Sorcerer” (‘O Comboio do Medo’, em Portugal), uma versão norte-americana de 1977 dirigida por William Friedkin, que foi inicialmente mal recebido, devido à comparação com o filme francês original,, acabando por ganhar o estatuto de clássico.
Considerando a receção inicial da última adaptação com base em comparações com o original, tudo indica que Leclercq terá de se aplicar ao máximo na sua própria versão. “Reunir este elenco para um lançamento mundial com a Netflix, obriga-me a colocar todo o meu coração e coragem nisto. A responsabilidade é enorme”, disse Leclercq sobre este seu novo trabalho.
Assista ao trailer oficial da versão original: