“Nha Terra Nha Força” selecionado para o Doc Station da Berlinale Talents

Documentario Nha Terra Nha Forca no Doc Station da Berlinale Talents

Nha Terra Nha Força“, de Paulo Carneiro, é um dos dez projetos mundiais selecionados para o Doc Station, da Berlinale Talents, um encontro anual e plataforma de networking do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que irá decorrer entre 28 de Fevereiro e 5 de Março.

O projeto é uma coprodução da produtora portuguesa Kintop com a francesa Providences e a uruguaia La Pobladora Cine, que se encontra atualmente em montagem financeira, tendo já obtido o apoio financeiro do CNC em França, no contexto do Fundo Luso-Francês de coproduções cinematográficas.

“Nha Terra Nha Força” é um documentário na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que retrata a luta de um grupo de jovens pela reconstrução da sua aldeia, destruída na erupção de 2015. Em Chã das Caldeiras, a 2000m de altitude e em plena caldeira do vulcão, os resistentes falam das memórias recentes da erupção, da família que foi embora, dos obstáculos que ultrapassaram até conseguirem regressar, da vontade de recomeçar e de ficar. Ao mesmo tempo que reconstroem as suas vidas, a aldeia renasce: novas casas, nova estrada, novas lutas e… uma equipa de futebol.

Imagem do filme Nha Terra Nha Forca

“Este filme contraria a ideia de emigração como destino irremediável, revelando um quotidiano de trabalho, esforço e luta, novas vidas e novos sonhos que apontam ao futuro”, explica a Kintop em comunicado.

O Doc Station é uma secção da Berlinale Talents, fundada em 2003, que anualmente seleciona 10 projetos a partilhar os seus argumentos ou conceitos não-ficcionais a uma linha de consultores de cinema aclamados internacionalmente. Numa combinação personalizada de trabalho em grupo e sessões individuais, cada projeto é dissecado, discutido e desenvolvido, culminando numa apresentação pública sob os olhos atentos dos participantes da indústria.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *