“Nitram”: Um retrato intimista sobre o responsável por um massacre na Austrália

Na próxima quinta-feira, 28 de abril, a Alambique Filmes estreia nos cinemas nacionais o thriller dramático “Nitram“, um filme do realizador Justin Kurzel, que faz um retrato cativante e intimista de uma alma perturbada e responsável por uma das maiores tragédias em solo australiano.

Caleb Landry Jones dá vida ao personagem principal, uma interpretação que lhe valeu o prémio de Melhor Ator na estreia do filme no prestigiado Festival de Cannes 2021, bem como nos prémios atribuídos pela Academia Australiana, em que “Nitram” também ganhou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz (Judy Davis), Melhor Atriz Secundária (Essie Davis), Melhor Ator Secundário (Anthony LaPaglia), Melhor Argumento Original e Melhor Edição.

A história do filme segue Nitram, que mora com os pais ( Davis e LaPaglia) nos subúrbios da Austrália, em meados dos anos 1990, onde o tempo passa entre a solidão e a frustração, nunca conseguindo integrar-se. Ao oferecer os seus serviços como jardineiro, conhece Helen (Davis), uma herdeira marginal que vive sozinha com os seus animais. Juntos, constroem uma vida à parte. Quando Helen desaparece tragicamente, a raiva e a solidão de Nitram ressurgem. Começa então um longo percurso descendente que o levará ao desastre.

Nitram é uma referência ao primeiro nome, escrito de forma inversa, do assassino da vida real, Martin John Bryant, o homem australiano conhecido por assassinar 35 pessoas e ferir outras 23, num dos tiroteios mais fatais do mundo, que ocorreu em Port Arthur, Tasmânia, Austrália entre 28 e 29 de Abril de 1996.

O filme pretende explorar as questões e os eventos que levam uma pessoa a cometer um tiroteio, trazendo para primeiro plano uma série de temas que questionam a sociedade moderna, nomeadamente, o isolamento, as intervenções de apoio à família, a saúde mental e o controle de armas.

Assista ao trailer legendado e se está com ideias de ir ao cinema, não perca a estreia de “Nitram”.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados