“No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”: Para ver gratuitamente no videoclube Zero em Comportamento

No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos no videoclube Zero em Comportamento

Na próxima quinta-feira, 29 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Dança. Para assinalar a data, o Videoclube Zero em Comportamento disponibilizará, gratuitamente durante 24h, este belíssimo documentário de Cláudia Varejão filmado em 2016, quando a Companhia Nacional de Bailado de Portugal comemorou quatro décadas de existência.

“A realizadora Cláudia Varejão e a sua assistente de som Adriana Bolito acompanharam a CNB durante doze meses, recolhendo as imagens que fazem parte do documentário que agora se apresenta. Agachadas, invisíveis num canto escuro do palco, dos estúdios ou dos camarins, de certeza que nos apanharam a todos descalços, fosse no nosso quotidiano simples e rotineiro dos ensaios ou no mais emocional e frágil dos espetáculos. Dançar, mais do que uma profissão, é um modo de vida e o título do filme, um poema de Adília Lopes, gentilmente cedido pela autora, remete-nos para a vulnerabilidade dessas vidas. Será destas imagens, guiadas por artistas e por todos que trabalham com a CNB que, seguramente, também rezará a história das quase quatro décadas da Companhia”, lê-se na sinopse.

Na génese da CNB está a interpretação dos grandes clássicos e o acolhimento permanente de criações contemporâneas. O quotidiano é rigoroso para bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar ao palco. Este filme acompanha não só as criações e estreias da companhia, mas sobretudo o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.

Depois do dia 29, o filme continuará disponível no videoclube, mas já sujeito às condições de acesso habituais, que recordamos são 3€, durante 72 horas para visionamento de qualquer conteúdo, além de existirem opções de subscrição anual ou semestral.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados