“Nós, os Chineses”: Documentário disponível na Zero em Comportmento

Nós os Chineses no videoclube da Zero em Comportamento

O videoclube da Zero em Comportamento já tem disponível no seu catálogo mais uma produção nacional, o documentário “Nós, os Chineses – Vidas em Busca da Fortuna“, do realizador Carlos Fraga, que faz uma aproximação à comunidade chinesa a viver em Portugal procurando dar voz às dificuldades, frustrações e expectativas de ser chinês neste país.

Embora estejamos muito perto, partilhemos o mesmo espaço territorial e a mesma sociedade, não nos conhecemos. Descobrimos o que pensam dos portugueses, o que pensam deles próprios e como se sentem enquanto imigrantes em Portugal.

É um documentário que procura conhecer e dar a conhecer, desmistificando mitos e preconceitos, contribuindo para a aproximação, e apelando ao diálogo cultural entre portugueses e chineses.

O documentário contou com a colaboração da Professora Irene Rodrigues, do ISCSP – Universidade de Lisboa, uma das mais reconhecidas especialistas no tema, que ajudou a elucidar sobre as problemáticas inerentes à comunidade e que permitiu a abertura das portas das casas, negócios e corações da maioria dos chineses residentes em Lisboa, graças ao seu trabalho e ao respeito que a comunidade chinesa lhe tem.

Para o realizador Carlos Fraga, “Foi um processo de filmagem e aprendizagem muito interessante, com uma participação inesperada por parte dos chineses. É um apelo à tolerância entre duas comunidades que convivem mas que, nem sempre, se entendem.”

O filme está disponível por 3€, durante 72 horas, através do link do filme no videoclube da Zero em Comportamento.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *