Está prestes a chegar aos cinemas nacionais o filme “Notre-Dame em Chamas” (Notre-Dame Brûle), um drama em que o cineasta francês Jean-Jacques Annaud faz uma reconstrução emocionante e trepidante, hora a hora, do incêndio, desde o momento em que o alarme disparou até ao momento em que os bombeiros conseguirem apagar as chamas.
O filme é inspirado no trágico incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame de Paris, a 15 de abril de 2019, um evento que chocou o mundo e afetou um dos mais importantes símbolos do catolicismo, o horizonte parisiense e um dos monumentos mais visitados do mundo ano após ano.
Além da incrível realidade dos acontecimentos, Annaud presta homenagem aos bombeiros que combateram as chamas, homens e mulheres que colocaram as suas vidas em risco num resgate incrível e heroico, mas também ao esforço de resgatar algumas das relíquias mais famosas da catedral como a Coroa de Espinhos, a Túnica de S. Luís, as Estátuas dos Apóstolos, um fragmento da Cruz de Jesus e um dos pregos que serviram para fixar Cristo na cruz.
Nos documentos que consultou, Annaud descobriu que o incêndio foi de tal magnitude devido a uma série de infortúnios catastróficos, contratempos, obstáculos e erros humanos, algo impensável que possa acontecer num dos monumentos mais icónicos do mundo, que era dotado de um sistema de alarme muito pouco fiável. Após reunir todas as informações, decidiu contar os factos com a maior precisão possível, mas priorizando o suspense e a emoção.
“Notre-Dame em Chamas” estreia nos cinemas portugueses no dia 28 de abril, uns dias depois do terceiro aniversário do fatídico incêndio. Assista ao trailer legendado.