“O Atentado”: RTP1 estreia a nova série sobre o atentado contra Salazar

RTP1 estreia a série O Atentado

É já nesta quarta-feira, 16 de setembro, pelas 21:00h, que a RTP1 começa a transmitir a nova série “O Atentado“, a primeira de várias outras produções de ficção, anunciadas para a temporada de 2020/21.

Escrita por Francisco Moita Flores e dirigida por Jorge Paixão da Costa, a série de 10 episódios é baseada no atentado contra o ditador António de Oliveira Salazar e a violenta investigação que se sucedeu, em que alguns dos personagens são reais e outros “nasceram da dramatização ficcional, para encadear os factos”.

“Verão de 1937. O Estado Novo atingiu o apogeu e Salazar governa em ditadura. Agostinho Lourenço, chefe máximo da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, construiu a principal arma para perpetuar o poder do ditador. A continuada repressão levou à criação do campo do Tarrafal, em Cabo Verde, onde estão exilados os principais dirigentes da oposição. É neste contexto que é desferido um portentoso ataque à bomba contra Salazar. Mas um erro de cálculo, na colocação da bomba, frustrou o atentado contra o presidente do Conselho. A explosão foi violenta, mas não chegou, sequer, a feri-lo. As coisas não correram bem, o que despoletou uma caça ao homem. Mas afinal quem foram os responsáveis?”, lê-se na sinopse divulgada pelo canal público de televisão.

Adriano Carvalho, Anabela Moreira, António Pedro Cerdeira, Gonçalo Botelho, Tomás Alves, Joaquim Nicolau, Laura Dutra, João Craveiro e Diogo Martins são alguns dos atores que fazem parte do elenco.

Concebida de raiz para televisão, “O Atentado” antecede às estreias das versões televisivas dos filmes “O Ano da Morte de Ricardo Reis“, de João Botelho, “Salgueiro Maia – O Implicado“, de Sérgio Graciano, “Bem Bom“, de Patrícia Sequeira, e “Sombra“, de Bruno Gascon, ainda por estrear nos cinemas, e “Ordem Moral“, de Mário Barroso, já em exibição no grande ecrã, mas todas sem data de estreia anunciada.

Todas as semanas, às quartas-feira, sempre às 21:00h, a RTP1 transmite um episódio de “O Atentado”.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *