O cinema da cineasta francesa Mia Hansen-Løve nos Canais TVCine

Os Canais TVCine dedicam uma parte da programação ao cinema da cineasta francesa Mia Hansen-Løve, com a exibição de três filmes que refletem o seu estilo de impressionante sensibilidade e intensamente pessoal, mas não autobiográficos, que giram principalmente em torno de relacionamentos familiares e românticos e os seus efeitos.

Os filmes de Hansen-Løve foram comparados aos do seu compatriota Eric Rohmer, cujo trabalho a influenciou. “Éden“, “O Que Está Por Vir” e “A Ilha de Bergman” são os três filmes que pode ver no especial “Tripla O Cinema de Mia Hansen-Løve“, entre os dias 4 e 6 de abril, às 22:00h, no TVCine Edition.

4 abril: “Éden”

Na década de 90, Paul dá os primeiros passos na cena noturna de Paris. Apaixonado por música, cria com o melhor amigo a dupla de DJ “Cheers”. Encontram rapidamente o seu público e conhecem uma ascensão vertiginosa, eufórica, perigosa e efémera. Envolvido nessa paixão, Paul esquece-se de construir uma vida. Félix de Givry, Pauline Ettienne, Vincent Macaigne, Hugo Conzelmann e Zita Hanrot integram o elenco.

5 abril: “O Que Está Por Vir”

Nathalie ensina filosofia num liceu de Paris. Entrega-se apaixonadamente à sua profissão e gosta de motivar os seus alunos a pensar. É casada, tem dois filhos e divide o seu tempo entre a família, os antigos alunos e a sua mãe possessiva. Um dia, o marido anuncia-lhe que a vai deixar, por ter encontrado outra mulher. Vendo-se, de repente, em plena posse da sua liberdade, Nathalie tem de reinventar a sua vida. Protagonizado por Isabelle Huppert, o filme conta ainda com André Marcon, Roman Kolinka, Edith Scob e Sarah Le Picard.

6 abril: “A Ilha de Bergman”

Durante o verão, um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha com o intuito de escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. À medida que o trabalho e o verão avançam, as linhas entre realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário. Com Vicky Krieps, Tim Roth, Grace Delrue, Mia Wasikowska e Anders Danielsen Lie.

Artigos relacionados