O Cinema de Bong Joon-Ho. Retrospectiva do cineasta sul-coreano

Retrospectiva do premiado cineasta sul-coreano Bong Joon-Ho

O Cinema Medeia Nimas (Lisboa) e o Cinema da Villa (Cascais) vão receber uma retrospectiva de Bong Joon-Ho, em que dá destaque a cinco obras do premiado cineasta sul-coreano, uma das vozes mais originais e autênticas do cinema contemporâneo, que nas últimas décadas tem construído uma obra inteligente e emocionante, com uma forte componente social, apresentada através de metáforas e um humor mordaz.

De 29 de julho a 4 de agosto, o Nimas vai exibir a primeira obra do realizador, a comédia negra “Cão Que Ladra Não Morde“, o thriller policial “Memórias de Um Assassino“, e o drama criminal “Mother – Uma Força Única“, todos inéditos em Portugal. A programação também inclui “Snowpiercer: Expresso do Amanhã“,o primeiro filmes em inglês do cineasta, e ainda o multipremiado “Parasitas“, numa versão a preto e branco que será exibido pela primeira vez em cinema.

Os mesmos filmes, com exceção de “Parasitas”, serão também exibidos no Cinema da Villa, em Cascais, de 5 a 12 de agosto.

Assista ao vídeo promocional e conheça melhor os filmes que fazem parte da retrospectiva:

“Cão que Ladra não Morde” (2000 – 1h 50m)

Sete dias de aventura num prédio de apartamentos. Yoon-ju é um professor universitário com muito tempo para gastar. Quando fica irritado com o ladrar de um cão, tenta descobrir de onde vem o som. Por acaso, descobre um cão à frente da porta do vizinho. Instintivamente, rapta-o e tranca-o na cave.

Hyun-nam, uma secretária do escritório do administrador do prédio, está aborrecidíssima com a sua vida monótona. Está a matar tempo com palavras-cruzadas quando uma menina aparece com um aviso de um cão desaparecido. Hyun-nam, de repente animada, começa a espalhar cartazes por todo o bairro por vontade própria. No entanto, com o passar dos dias, mais cães começam a desaparecer.

“Memórias de um Assassino” (2003 – 2h 11m)

1986 a 1991. Numa pequena vila nos arredores de Seul, ao longo de seis anos e num raio de dois quilómetros, foram violadas e assassinadas 10 mulheres. O primeiro homicídio em série da Coreia fez 10 vítimas, entre as quais uma avó de 71 anos e uma estudante de 13 anos. Para lá das vítimas, o assassino não deixou um único vestígio. No decurso da investigação que envolveu pelo menos 300 mil polícias, foram interrogados mais de três mil suspeitos. Contudo, não foi formalizada nenhuma acusação.

Naquela época, na Coreia, as investigações de homicídio limitavam-se ao interrogatório dos conhecidos da vítima. Para a polícia de então, tudo constituía uma nova experiência. Não havia mecanismos de criação de perfil, nem se pensava sequer em preservar o local do crime para que fosse feita uma pesquisa forense. Tudo assentava em buscas e interrogatórios com base no sentido de dever e na persistência dos detectives. Nesta era de ignorância, dois detectives na base de uma força policial mal apoiada só podem contar consigo mesmos para enfrentar esta terrível série de acontecimentos.

“Mother – Uma Força Única” (2009 – 2h 08m)

Numa vila rural na Coreia do Sul, Hye-ja, mãe solteira e mulher solitária, vive com o filho de 27 anos, Do-joon. O filho é a sua razão de ser. Embora já seja adulto, Do-joon é um rapaz ingénuo e muito dependente da mãe, comportando-se por vezes de forma estúpida ou simplesmente perigosa, o que o torna uma fonte de ansiedade constante para toda a gente.

Um dia, uma jovem é encontrada morta num edifício abandonado e Do-joon é acusado de a ter assassinado. Um advogado incompetente e uma força policial apática que encerra demasiado depressa o caso de Do-joon levam a mãe a agir por conta própria, isto é, a agir como Mãe na sua forma mais pura. Convocando todos os seus instintos maternais e não confiando em ninguém, ela decide procurar o assassino e provar a inocência do seu filho. Mas até onde irá ela para descobrir a verdade?

“Snowpiercer: Expresso do Amanhã” (2013 – 2h 01m)

Depois de uma tentativa falhada de combater o aquecimento global, a Terra entra em mais uma Idade do Gelo. Os poucos que sobrevivem conseguem-no porque embarcam num gigantesco comboio, o Snowpiercer, onde a vida obedece a uma vincada estratificação social: as elites viajam nas carruagens da frente, com todas as mordomias e privilégios, enquanto os mais pobres penam na cauda do comboio.

Existe também um ditador (divino para alguns), de nome Wilford, em nome do qual é feita propaganda destinada a manter uma rigorosa ordem. Mas há uma grande insurreição iminente. Incitado por mensagens de origem misteriosa, um grupo forja um plano para tomar a locomotiva. É assim que o Snowpiercer se transforma, enquanto percorre toda a diversidade do planeta lá fora, em cenário de lutas pelo poder capazes de fazer descarrilar o destino de todos.

“Parasitas” (2019 – 2h 12m)

Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados e as suas perspectivas futuras são negras. O filho Ki-woo é recomendado por um amigo – que frequenta uma prestigiosa universidade – para dar explicações bem pagas, o que vem desencadear a esperança de um rendimento regular na família.

Portador das expectativas familiares, Ki-woo dirige-se à casa dos Park para uma entrevista de trabalho. Chegado à casa do Sr Park – dono de uma empresa global de tecnologia informática – Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela e jovem dona da casa. Este primeiro encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados