“O Convento”: RTP2 exibe filme de Manoel de Oliveira com Catherine Deneuve e John Malkovich

RTP2 exibe o filme O Convento

A partir das 23:35h deste sábado, 18 de dezembro, a RTP2 revive um dos filmes da longa carreira do consagrado cineasta português Manoel de Oliveira (1908–2015), com a exibição do filme “O Convento” (1995), um drama de mistério protagonizado por Catherine Deneuve (A Verdade) e John Malkovich (Arkansas – Rei do Crime). Do elenco principal fazem ainda parte os atores portugueses Luís Miguel Cintra e Leonor Silveira.

Baseado na obra “As Terras do Risco”, de Agustina Bessa-Luís, a história acompanha o investigador norte-americano Michael Padovic (Malkovich) que está a trabalhar numa tese que se destina a provar que Shakespeare, o expoente máximo da dramaturgia britânica, era, afinal de ascendência espanhola. Mas faltam-lhe alguns documentos essenciais, que julga estarem nos arquivos do antiquíssimo Convento da Arrábida, em Portugal.

Acompanhado pela mulher, Hélène (Deneuve), viaja de Paris até à Arrábida, onde se instalam. O seu anfitrião é o guardião do convento, Baltar (Cintra), uma estranha personagem que fica de imediato cativado por Hélène. Para distrair a atenção de Padovic, Baltar sugere ao professor que contrate a nova arquivista do convento, Piedade (Silveira), como sua assistente.

Hélène anda ressentida por ver o marido mais interessado pelas pesquisas do que por ela, e a presença da jovem e bonita Piedade agrava ainda mais a situação e tanto serve para as manipulações do diabólico Baltar como completa os hábeis enredos de Hélène. Os acontecimentos vão-se tornando cada vez mais bizarros até que culminam de forma inesperada.

Artigos relacionados