“O Corno do Centeio”: Coprodução portuguesa estreia esta semana em Portugal

Na próxima quinta-feira, dia 11 de janeiro, a Nitrato Filmes vai lançar nos cinemas portugueses o filme “O Corno do Centeio“, um drama com coprodução da portuguesa Bando à Parte, escrito e realizado por Jaione Camborda, que apresenta como protagonista a bailarina Janet Novás, o seu primeiro papel  como atriz.

Depois de ter estreado mundialmente no Festival de Toronto 2023, a cineasta basca, que vive e trabalha na Galiza, fez história ao tornar-se a primeira realizadora espanhola a conquistar a Concha de Oro, o prémio máximo do Festival de Cinema de San Sebastián.

O filme é sobre a vida de várias mulheres e a profissão de parteira, o qual aprofunda os problemas de saúde sexual e reprodutiva das mulheres num contexto complexo, despertando um espírito crítico sobre as decisões, respeito, empoderamento e os cuidados das mulheres na nossa sociedade.

Rodado em galego e português, a trama gira em torno de Maria (Novás), uma mulher que ganha a vida na apanha de marisco na Ilha de Arousa e que também é conhecida na comunidade pelo seu trabalho de parteira, que exerce com afecto e dedicação. Perante um acontecimento inesperado, vê-se forçada a fugir para Portugal através de uma das rotas de contrabando que atravessam a fronteira, dando início a uma perigosa jornada de luta pela sua sobrevivência.

“‘O Corno do Centeio’ é o produto de um momento vital de inquietudes, da necessidade de entender de forma instintiva e visceral, o que acontece na capacidade da mulher de conceber, de dar à luz, de dar vida. E como essa vida tem muitas faces”, explicou a realizadora sobre a ideia do filme.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados