A grande festa da curta-metragem, “O Dia Mais Curto“, uma iniciativa da Agência da Curta Metragem, vai regressar em dezembro pelo décimo primeiro ano consecutivo com várias sessões de cinema no formato curto, exibidas de norte a sul do país, no continente e ilha
A iniciativa celebra o dia mais curto do ano em Portugal, um fenómeno astronómico que acontece todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, quando o solstício de Inverno anuncia a chegada da estação mais fria do hemisfério norte do globo terrestre, e que é atualmente celebrada simultaneamente em dezenas de países.
Ao longo do mês de dezembro, a organização propõe para esta edição quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais.
O programa “Curtas do Mundo – Prémio do Público Europeu” apresenta filmes europeus premiados pelo público dos grandes festivais de cinema do programa deste ano do ESFAA (European Short Film Audience Award), e o “Novas Curtas Portuguesas” dá a oportunidade para conhecer autores nacionais que trazem diferentes reflexões sobre problemas permanentes na sociedade atual. Nas secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), destinam-se a explorar os universos emblemáticos do cinema de animação.
Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda sessões especiais para escolas e sessões solidárias em vários estabelecimentos prisionais, assim como programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, como na RTP2, Canais TVCine, Canal 180, Cinemateca Portuguesa e Cinema Trindade.
“O Dia Mais Curto” também será celebrado nos voos de longa duração da TAP Air Portugal. Para mais informações, consulte o site oficial de “O Dia Mais Curto“.