“O Filho”: Adaptação do livro de Jo Nesbø volta a juntar Jake Gyllenhaal e Denis Villeneuve

Jake Gyllenhaal e Denis Villeneuvejuntos na série The Son

Depois de “Raptadas” e “O Homem Duplicado“, o ator Jake Gyllenhaal e o realizador Denis Villeneuve estão prontos para uma terceira parceria. Desta vez, para trabalharem juntos na adaptação televisiva de “The Son“, um romance de Jo Nesbø que chegou a Portugal com o título “O Filho”.

Originalmente planeado como uma longa-metragem, o projeto foi transformado numa minissérie destinada á plataforma de streaming HBO, que o próprio Gyllenhaal, além de protagonista, também vai produzir através da sua empresa Nine Stories Productions, além de assumir a produção executiva ao lado de Villeneuve, que supostamente vai dirigir todos os episódios, e dos criadores de “Westworld”, Jonathan Nolan e Lisa Joy.

De acordo com a sinopse do livro, a história gira em torno de Sonny, que antes de ser condenado, era um adolescente exemplar, campeão de luta livre, e tinha um futuro brilhante pela frente. Até saber que o pai, o seu ídolo, era afinal um polícia corrupto que preferiu o suicídio a ser exposto. Agora é um prisioneiro modelo. Metade da sua vida foi passada como recluso, cumprindo penas por crimes que não cometeu. Como compensação, nunca lhe falta heroína. É o centro de um núcleo de corrupção: guardas prisionais, polícias, advogados, e até um capelão desesperado, todos empenhados em mantê-lo drogado na prisão.

Mas quando Sonny descobre a chocante verdade por detrás do suicídio do pai, planeia uma engenhosa fuga e começa a perseguir os responsáveis. Contudo, ao mesmo tempo que faz justiça pelas próprias mãos, é também perseguido por criminosos e pelas forças da lei. Com destaque para Simon, um inspetor prestes a reformar-se, e antigo amigo do pai. A questão é quem conseguirá chegar a ele primeiro, e o que fará Sonny quando se sentir encurralado?

Publicado originalmente em 2014, a obra depressa se tornou num best-seller do New York Times, com uma narrativa em que Nesbø, que também foi o autor do livro que deu origem à adaptação de “O Boneco de Neve” (2017), protagonizado por Michael Fassbender, provou mais uma vez ser exímio a criar personagens marcantes e merecedor da distinção de mestre do suspense.

Artigos relacionados