“O Fotógrafo de Minamata”: Filme com Johnny Depp vai finalmente estrear em Portugal

Estreado no Festival de Cinema de Berlim em 2020, o filme “O Fotógrafo de Minamata” (Minamata), do realizador Andrew Levitas e protagonizado por Johnny Depp, vai finalmente estrear em Portugal. A distribuição no circuito comercial português está a cargo da Films4You que agendou a estreia para a próxima quinta-feira, 15 de setembro.

Deep acusou Hollywood de boicotar o filme devido ao atraso no lançamento nos EUA. A MGM havia programado um lançamento para fevereiro de 2021, mas “congelou” a estreia, que só aconteceu este ano, tudo devido aos processos que decorreram nos tribunais sobre os casos de violência doméstica entre o ator e a ex-esposa Amber Heard.

“O Fotógrafo de Minamata”é baseado numa história verídica impactante, um relato libertador e comovente de triunfo sobre a adversidade, que recria o último grande trabalho do lendário fotojornalista W. Eugene Smith (Depp), que ganhou fama a fotografar nas linhas da frente durante a Segunda Guerra Mundial, mas que agora vive como um solitário, desligado da sociedade e da sua carreira.

Entre 1932 e 1968, uma empresa química japonesa despejou 81 toneladas de mercúrio na Baía de Minamata, na ilha de Kyushu, no extremo oeste do Japão. Os resíduos tóxicos foram consumidos pelos peixes da região e, por sua vez, pelos habitantes, causando danos irreparáveis ​​à sua saúde, cognitiva e física, mas sobretudo deformações nos filhos que as mulheres grávidas tiveram posteriormente.

Em 1971, o editor da Life Magazine pede-lhe ajuda para expor esse grande escândalo, e Smith volta ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos residentes de Minamata. Imerso na tragédia da população, consegue mostrar uma dimensão humana dolorosa com as suas imagens.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.