O inventor dos efeitos especiais. RTP2 estreia o documentário “O Mistério Mèliés”

A RTP2 estreia esta terça-feira, 1 de novembro, às 23:30h, o documentário biográfico “O Mistério Mèliés” (Le Mystère Méliès), uma produção francesa realizada por Eric Lange, que desvenda o mistério do genial inventor dos efeitos especiais Georges Méliès (1861-1938), um mágico e cineasta francês famoso por liderar muitos desenvolvimentos técnicos e narrativos no alvorecer do cinema.

Méliès rodou mais de 500 filmes, entre 1896 e 1913, e abriu caminho para muitos outros. Em 1923, arruinado e desesperado, queimou as películas e os sonhos encantados transformaram-se em fumo. Entre arquivos internacionais e a descoberta de negativos, o documentário leva-nos a rever a beleza dos seus filmes.

Numa primeira fase, o filme revela quem foi Georges Méliès e como chegou a este espetacular sacrifício. Depois dá início a uma busca frenética pelos filmes, em caves e sótãos, até à recente descoberta de um tesouro incrível… um feito que se pensava impossível!

Num gesto de desespero, o realizador de “Viagem à Lua” e “A Conquista do Pólo” queimou, um a um, os 520 negativos originais de todos os seus filmes e todas as cópias dos filmes que o tornaram famoso. Em 1929 restavam apenas 8 filmes ainda em circulação, três dos quais incompletos, os últimos vestígios de uma obra que queria efémera. Desde então, cinéfilos de todo o mundo encontraram e restauraram bobinas dos negativos

Méliès popularizou técnicas como o stop-motion e foi um dos primeiros cineastas a usar exposições múltiplas, a câmara rápida, as dissoluções de imagem e o filme colorido, tendo sido também um pioneiro no uso de storyboards. Graças à sua capacidade de manipular e transformar a realidade através da cinematografia, Méliès é lembrado como um “mágico de cinema”.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados