“O Meu Verão em Provença”: Um filme terno e tocante sobre infância e amizade

Na próxima quinta-feira, 4 de agosto, chega aos cinemas portugueses, com distribuição da Outsider Films, o drama familiar “O Meu Verão em Provença” (Le Temps des Secrets), um filme terno e tocante sobre infância e amizade do realizador francês Christophe Barratier, com as brilhantes interpretações dos jovens atores Léo Campion, Baptiste Négrel e Lucie Loste Berset.

Adaptado do romance de Marcel Pagnol, o filme firaem torno de Marcel (Campion), uma criança de 10 anos, que em julho de 1905 deixa Marselha com a família para passar as férias de verão em Aubagne, nas colinas ensolaradas da Provença, como acontece todos os anos, onde encontra a natureza, o ar livre e principalmente a sua amiga Lili (Négrel), que está sempre disposta a partilhar novas aventuras.

Um dia conhecem Isabelle (Berset), uma jovem perdida que não consegue encontrar o castelo dos seus pais abastados. Sob o feitiço da sua beleza, Marcel oferece-se para levá-la de volta. No dia seguinte, Isabelle convida-o para passar a tarde com ela. Lili, ciumenta, sente-se um pouco solitária… Numa idade em que o tempo da imprudência dá lugar ao dos segredos, o jovem Marcel sente-se dividido entre os seus sentimentos por Isabelle e a sua amizade por Lili.

Embora a história se passe há mais de um século, numa época em que as pessoas viajavam de carroça, ela toca em assuntos que não saem de moda. A ação acontece durante as férias de verão, entre o final da escola primário e o início do ensino secundário, um período bastante especial. O filme aborda delicadamente o início da adolescência, com a descoberta do amor, as suas alegrias e também as suas deceções.

E ao falar de fim de inocência, também fala em conflito com os adultos, pois Marcel desafia a autoridade do seu pai, um professor justo, mas severo. Ele também percebe que os seus pais estão a esconder segredos dele e que têm mais falhas do que pensava. A tudo isto, o filme apresenta soberbamente as paisagens de Provença, às quais se junta um toque de magia e suspense.

Assista ao trailer legendado de “O Meu Verão em Provença” e não perca a estreia num cinema perto de si.

Artigos relacionados