30 anos depois do lançamento original, a Nitrato Filmes vai estrear esta quinta-feira, 14 de dezembro, em oito salas de cinema portuguesas, a versão restaurada em 4k de “O Piano” (The Piano), um drama romântico escrito e realizado pela cineasta neozelandesa Jane Campion.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, quando foi exibido em estreia mundial, o filme recebeu oito nomeações aos Óscares e ganhou em três categorias: Melhor Argumento, Melhor Atriz Principal pela interpretação de Holly Hunter, e Melhor Atriz Secundária para Anna Paquin, no seu primeiro papel, aos 11 anos de idade. O elenco conta ainda com Harvey Keitel e Sam Neill.
“O Piano” retrata o trajeto de Ada McGrath (Hunter), uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e que chega a uma paisagem inóspita, para um casamento arranjado à distância. Na companhia da sua filha Flora (Paquin), conhece só então o seu futuro marido, um rude Alisdair Stewart (Neill), com o qual não simpatiza e que, para agravar a situação, se recusa a transportar o seu piano, a sua paixão maior.
Até então. Isto porque o administrador George Baines (Keitel) entra na equação emocional: mostra-se de imediato interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso Ada lhe ensine a tocá-lo. Pouco a pouco, as aulas de piano transformam-se em encontros amorosos.
“O Piano” foi um sucesso comercial e de crítica, e arrecadou 140 milhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de 7 milhões. Até à data, o filme tem uma avaliação de 90% no Rotten Tomatoes.
Com uma história que não deixa ninguém indiferente, e no ano em que celebra o 30º aniversário da estreia, “O Piano” é para (re)ver agora em ultra definição nos seguintes cinemas: Cinema NOS Amoreiras Lisboa, Cinema NOS Alameda, Cinema NOS Forum Almada, Cinema NOS Alma Coimbra, Cinema NOS Oeiras, Casa de Cinema de Coimbra, Cinema NOS Forum Algarve – Faro, Cinema Trindade Porto e Cinema Nimas Lisboa, e eventualmente pode ser exibido em outras salas.