“O Protagonista”: Filme de Marco Medeiros e Sérgio Graciano estreia na RTP2

RTP2 estreia o filme português O Protagonista

Dando continuidade à sua aposta nas produção nacional, a RTP2 exibe “O Protagonista“, um filme de Marco Medeiros e Sérgio Graciano que ainda não chegou aos cinemas portugueses. A estreia em televisão está marcada para este domingo, 25 de abril, às 22:05h.

Custódia Gallego, Luís Barros, Maria Camões, Romeu Vala, Sara Matos, Tiago Retré, Coio Só, Catarina Lopes, Gláucia Noémi, David Ferreira, Diogo Fialho, Inês Cunha e Alexandre Carvalho, são os nomes que fazem parte do elenco.

Tendo como pano de fundo o clássico “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes, a história passa-se nos bastidores de um teatro e concentra-se na rotina de um jovem ator (praticamente) figurante – mais azarado do que talentoso, mais sonhador do que vencedor – que aspira a uma vida de protagonismo e glória teatral.

Segundo o canal, no filme “assistimos às aventuras e desventuras amorosas, artísticas e sociais de uma geração profundamente desadaptada contra outra que foi brilhante, mas que acabou por desistir de o ser” e em que é filmada “a sensação claustrofóbica do dia-a-dia, o ‘déjà vu’ do nada e o poder da imaginação.”

Esta ficção nacional é também descrita como “um filme de guerra que se passa num teatro ou num cinema ou num escritório qualquer”, com uma narrativa sobre a eterna guerra entre o sonho e a realidade. “Uma comédia sobre o medo da rejeição cheia de paralelismos com as aventuras do cavaleiro da triste figura”, resume o canal público.

Luís Lobão escreveu o argumento adaptado da peça de teatro com igual título levada à cena pela Palco 13, companhia de teatro que em associação com a Caos Calmo Filmes produziu esta longa-metragem.

Artigos relacionados