A Warner Bros. Discovery e a New Line Cinema fecharam um novo acordo plurianual com a Embracer Group AB, o que permitirá o desenvolvimento de novos filmes da franquia “O Senhor dos Anéis“. A multinacional sueca é agora a detentora dos direitos da saga criada por J.R.R. Tolkien, após ter comprado no ano passado a Middle-Earth Enterprises à Saul Zaentz Company.
Este regresso à Terra Média foi anunciado por David Zaslav, presidente e CEO da WB Discovery, durante uma reunião sobre os lucros trimestrais da empresa, uma notícia que não é uma grande surpresa, pois o próprio comprometeu-se anteriormente a trazer mais franquias para o grande ecrã, incluindo “Harry Potter”, a saga de fantasia de J.K. Rowling .
Segundo o The Hollywood Reporter, a disputa judicial dos direitos entre Warner e o espólio de Tolkien durou anos antes, tendo sido resolvida em 2017. No entanto, a Amazon detém os direitos de TV da franquia, que lançou na Prime Video a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, já renovada para uma segunda temporada, centrada na Segunda Era, milhares de anos antes dos eventos dos filmes.
Já os direitos dos novos projetos irão abordar os eventos mais conhecidos e que trouxe os personagens mais adorados dos fãs, a Terceira Era, pelo que é de esperar que o estúdio possa agora centrar as novas histórias em personagens como Gandalf, Bilbo ou Aragorn.
“Há vinte anos atrás, a New Line deu um salto de fé sem precedentes para realizar histórias incríveis, personagens e o mundo de ‘O Senhor dos Anéis’ no grande ecrã. O resultado foi uma série histórica de filmes que foram adotados por gerações de fãs. Mas, apesar de todo o escopo e detalhes cuidadosamente embalados nas duas trilogias, o vasto, complexo e deslumbrante universo sonhado por J.R.R. Tolkien permanece amplamente inexplorado no cinema. A oportunidade de convidar os fãs a aprofundarem-se no mundo cinematográfico da Terra Média é uma honra, e estamos entusiasmados em fazer parceria com a Middle-Earth Enterprises e a Embracer nesta aventura”, disseram em comunicado os chefes da divisão de cinema da Warner, Michael De Luca e Pamela Abdy.
De recordar que o estúdio vai lançar em abril de 2024 a longa-metragem animada “The Lord of the Rings: The War of the Rohirrim” e que os novos projetos anunciados vão dar continuidade a uma franquia que encheu os cofres da empresa, pois a trilogia dirigida por Peter Jackson arrecadou mais de 3 mil milhões de dólares nas bilheteiras mundiais. Além disso, o terceiro filme, “O Senhor dos Anéis – O Regresso do Rei” (2003) venceu o Óscar de Melhor Filme.