“O Rei do Riso”: Trailer legendado do drama biográfico sobre Eduardo Scarpetta

Na próxima quinta-feira, 5 de maio, salas de cinema nacionais o drama biográfico “O Rei do Riso” (Qui Rido Io), um filme em que o encenador e cineasta Mario Martone, autor de alguns dos grandes títulos do cinema italiano das últimas décadas, visita as tradições do teatro napolitano e recria aquilo a que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”.

O filme conta a história peculiar de Eduardo Scarpetta (1853-1925), interpretado de forma brilhante pelo ator Toni Servillo, o rei do riso e rei das bilheteiras, que na Nápoles da Belle Époque dos inícios do séc. XX, criava a personagem burlesca de Felice Mascarpone, e as salas enchiam-se para o ver.

Uma “tribo” familiar e teatral, onde se juntavam a mulher e as amantes, os filhos legítimos e os ilegítimos, entre eles o famoso dramaturgo italiano Eduardo De Filippo, que nasceu da relação de Scarpetta com a sobrinha da sua mulher. Um dia, Scarpetta resolve parodiar um drama de Gabriele D’Annunzio, o “poeta oficial” da época, com a anuência deste. Mas D’Annunzio resolve mudar de opinião…

Assista ao trailer legendado de “O Rei do Riso”, filme distribuído pela Leopardo Filmes.

Artigos relacionados