“O Rei Leão” já foi visto em Portugal por mais de um milhão de espectadores

"O Rei Leão" já foi visto em Portugal por mais de um milhão de espectadores.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, o remake live-action da Disney, “O Rei Leão“, já foi visto nas salas de cinema portuguesas por 1.017.116 espectadores.

Lançado nos nossos cinemas a 18 de julho e após quatro fins de semana em exibição, a nova versão da clássica animação já é o segundo filme a superar a fasquia do milhão de espectadores, estando muito próximo de destronar “Avatar“, que lidera o ranking dos filmes mais vistos em Portugal desde 2004, que levou aos cinemas portugueses 1.207.749 espectadores.

No fim de semana de 8 a 11 de agosto o filme foi visto por 95.295 espectadores, número suficiente para ultrapassar a animação “Mínimos“, que em 2015 conseguiu atrair às salas nacionais 939.693 espectadores.

E se a nível nacional o filme está a bater recordes, internacionalmente também está a pulverizar outras marcas. Em menos de um mês o filme já arrecadou US$ 1,337 mil milhões, tornando-se o melhor remake das versões animadas da Disney e o melhor musical de todos os tempos, em ambos os casos superando os US$ 1,263 mil milhões de “A Bela e o Monstro“. Como a Disney tem referido que o filme é um dos seus remakes live-action, isto significa que “O Rei Leão” é o seu maior filme de ação ao vivo a não fazer parte das franquias da Marvel ou Star Wars.

Um dos registos que tem suscitado dúvidas tem a ver com a categorização do género. Muitas pessoas chamam ao remake um filme de animação por computador que por acaso parece ter ação ao vivo. Nesse caso e conforme relatado pela Forbes, a quantia arrecadada tornou “O Rei Leão” como a animação com maiores receitas de bilheteira da história, destronando outro sucesso da casa do Rato Mickey, “Frozen: O Reino do Gelo (2013)”, que contabilizou US$ 1,276 mil milhões.

Embora o filme possa não encaixar-se perfeitamente na definição de qualquer género, está a ser altamente lucrativo – um dos maiores sucessos da Disney deste ano. Antes do final de 2019, o estúdio ainda tem dois trunfos para lançar nos cinemas: “Star Wars: A Ascensão de Skywalker” e “Frozen II – O Reino do Gelo“, sendo possível que a próximo filme da princesa do gelo derrote “O Rei Leão” do trono assim que estrear nos cinemas em novembro.

Artigos relacionados