“O Último Banho”: Filme de David Bonneville estreia amanhã nos cinemas nacionais

Estreia e trailer do filme O Último Banho

O drama “O Último Banho“, a primeira longa-metragem do cineasta portuense David Bonneville, estreia nos cinemas nacionais esta quinta-feira, 1 de julho, depois de ter sido aclamado em vários festivais internacionais, incluindo o festival de cinema de Tóquio, onde foi exibido em estreia mundial em 2020.

Esta coprodução da CRIM e Bocalupo Films, protagonizada por Anabela Moreira e Martim Canavarro, foi exibida no passado domingo (27) na sessão de abertura do 23ª edição do Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, e na secção competitiva de longas-metragens.

A história do filme segue Josefina (Moreira), uma freira de 40 anos que está prestes a fazer os votos perpétuos, mas que tem de regressar à aldeia onde cresceu para o funeral do seu pai. Aí reencontra o sobrinho ( Canavarro), abandonado pela mãe, e é compelida a adoptá-lo. O regresso à casa de família transporta-a para um passado sombrio e para uma realidade de solidão e intimidade. A adolescência do sobrinho e a profunda religiosidade, o perigo de pecado e a ameaça de regresso da irmã, são desafios que terá de enfrentar. Todas as relações humanas não deixam de ser ambíguas e o amor não é fácil de dominar.

Imagem do filme O Último Banho

Segundo as notas do realizador, “O Último Banho” tem como ponto de partida uma notícia a que assistiu no telejornal de há alguns anos atrás, sobre o nascimento quase milagroso de um bebé de sexo masculino numa zona pouco povoada e envelhecida no interior de Portugal.

Ainda de acordo com Bonneville, trata-se de um filme sobre descobertas pessoais e de como podemos encarar a nossa real individualidade apesar das obrigações a que nos impomos, das nossas crenças, ou das pressões da sociedade e que, alguns dos papéis que desempenhamos, poderão estar verdadeiramente equivocados, pelo que, em qualquer momento da vida, compreender e aceitar certas evidências conduz-nos a uma transformação libertadora.

O elenco conta ainda com Margarida Moreira, Ângelo Torres, Miguel Guilherme, José Manuel Mendes, Filomena Gigante, Rodrigo Santos, Afonso Santos, Nuno Fernandes e Maria Costa.

Assista ao trailer e vá ao cinema:

Artigos relacionados