
O filme “O Vento Assobiando nas Gruas“, realizado pela veterana cineasta suíça Jeanne Waltz, vai ser exibido no próximo sábdo, dia 7 de outubro, em estreia mundial, na 46ª edição do Mill Valley Film Festival, na Califónia, nos EUA.
O filme, que no evento norte-americano intitula-se “The Fortunates Ones”, é uma coprodução entre a portuguesa CRIM Productions e a suíça Box Productions, com participação da RTP e da televisão suíça RTS, e com o apoio do EURIMAGES, fundo do Conselho da Europa de apoio ao cinema.
“O Vento Assobiando nas Gruas” é mais uma adaptação de uma obra da literatura nacional, desta vez da escritora algarvia Lídia Jorge, lançado em 2002, que foi distinguida com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

Rodado em Tavira e Vila Real de Santo António, o filme reúne no elenco repleto de nomes bem conhecidos da ficção nacional como Rita Cabaço, Milton Lopes, Ana Zanatti, Beatriz Batarda, Dinarte de Freitas, Ruben Garcia, Luís Lucas, Carla Maciel, Frederico Amaral, Cucha Carvalheiro, Luísa Cruz, entre outros.
A história passa-se no Algarve, nos finais dos anos 90, e segue Milene Leandro (Cabaço), uma jovem mulher que se vê abandonada, mas independente, com a morte da avó e com os tios de férias no estrangeiro. Os parentes que ignoraram Milene até agora devem decidir o que “fazer” com ela, mas acham que ela possa ter ideias próprias sobre o assunto, especialmente depois de conhecer o operário da construção civil Antonino (Lopes), que faz parte de um clã muito mais caloroso que vive no terreno da fábrica de conservas fechada que outrora enriqueceu a sua própria família.
A estreia nas salas de cinema portuguesas de “O Vento Assobiando nas Gruas” ainda não tem uma data definida, estando previsto ser lançado em fevereiro de 2024.