Para as sextas-feiras deste mês, sempre a partir das 16:00h, e para assinalar o Dia Mundial dos Primatas, que se celebra a 1 de setembro, o canal Odisseia preparou o especial “Entre Primatas”, composto pelas séries “Macacos Uma Grande Família” e “Trimates”, num total de cinco documentários imperdíveis que exploram a sua incrível ascensão evolutiva, bem como a relação com os seus iguais e com os seres humanos.
Em “Macacos Uma Grande Família”, uma fabulosa série de História Natural para ver nas sextas-feiras de 1, 8 e 15 de setembro, o biólogo Patrick Aryee leva-nos numa viagem através do tempo, para reconstituir a incrível ascensão dos primatas ao poder, revelando histórias fantásticas sobre o surgimento das várias espécies de primatas.
Por meio de encontros intimistas com os animais, soberba fotografia, demonstrações em campo e uma árvore genealógica gerada por computador, mostra-nos como os vários elementos-chave da família desenvolveram corpos estranhos, comportamentos inteligentes e grupos sociais coesos para vingarem em alguns dos meios mais selvagens do planeta.
Segundo o canal, cada episódio conta a história de como conquistaram os vários continentes, da Ásia a África, passando pelas Américas. É um relato de migrações épicas, lugares perdidos, extinções em massa, animais isolados e figuras singulares.
Já “Trimates”, para ver em 4K, é uma série sobre a história épica de Jane Goodall, Dian Fossey e Biruté Galdikas, três mulheres que embarcaram em viagens de uma vida para viverem com os primatas, os antepassados vivos mais próximos da Humanidade, que chega ao canal nos dias 22 e 29 de setembro.
Os grandes primatas partilham 96% do nosso ADN, mas, há meio século, quase não sabíamos nada sobre eles, além dos filmes do King Kong ou do Tarzan, mas três jovens mulheres mudaram tudo isso e muito mais.
Jane Goodall deixou a Inglaterra para viver com os chimpanzés de África e tornou-se uma das mulheres mais famosas do nosso tempo; a americana Dian Fossey defendeu os gorilas-das-montanhas do Ruanda e teve um fim trágico, mas conseguiu tornar lendária a sua causa; e a canadiana Biruté Galdikas embrenhou-se nas selvas mais profundas do Bornéu para viver entre os orangotangos. Estas três aventureiras ficaram conhecidas como as Trimatas.