Odisseia estreia a série documental “Jane Goodall: A Esperança para os Chimpazés”

O canal Odisseia estreia este domingo, 11 de setembro, às 16:00h, em episódio duplo, “Jane Goodall: A Esperança para os Chimpazés“, uma série surpreendente, filmada ao longo de 30 anos, que revela a viagem da famosa primatologista britânica para criar o maior santuário de chimpanzés em África, acompanhando a reabilitação de um grupo de chimpanzés órfãos, desde a recuperação até à vida num ambiente selvagem.

Ao longo de cinco episódios, e com acesso privilegiado a imagens únicas, esta série inovadora acompanha a diretora do santuário, Rebeca Atencia, e a sua equipa, a serem desafiados diariamente para tentar solucionar casos de doenças complicadas, como casos de má nutrição, tétano, ou paralisia. Ao reagir perante os problemas que vão surgindo, a equipa tem vindo a consolidar conhecimentos extraordinários que, agora, até já servem de orientação para o mundo científico.

O trabalho ali desenvolvido é pioneiro, apoiando os esforços das autoridades para reduzir o tráfico ilegal dos grandes primatas, mas não importa quantas leis são aprovadas, porque estas só poderão ser cumpridas se houver um lugar seguro para os chimpanzés, e esse lugar é Tchimpounga.

Jane Goodall, de 88 anos, é uma ilustre primatologista e etóloga británica que começou a investigação no Leste da África em 1960, descobrindo que os chimpanzés fabricam ferramentas, caçam e comem carne, mostram compaixão, entre outras características antes impensadas como próprias dos primatas.

Dedicou a sua carreira ao estudo da vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe, na Tanzânia. É fundadora do Jane Goodall Institute e do Roots & Shoots — um programa educativo, ambiental e humanitário que pretende incentivar jovens a serem agentes de mudança na sua comunidade. Além disso, é mensageira da paz das Nações Unidas desde 2002 e autora de dezenas de livros sobre chimpanzés, comportamento animal e a importância da conservação da natureza.

Os três restantes episódios são emitidos no canal Odisseia nos domingos seguintes, sempre a partir das 16:00h.

Artigos relacionados

Contribua com a sua opinião!

O seu endereço de email não será publicado.