“OldBoy – Velho Amigo”: Filme de Park Chan-Wook regressa aos cinemas nacionais

OldBoy regressa aos cinemas em 4K

A Films4You vai relançar nas salas de cinema portuguesas o clássico thriller de ação e mistério “OldBoy – Velho Amigo“, do realizador sul-coreano Park Chan-Wook, lançado nos cinemas em 2003, numa cópia restaurada em qualidade 4K, cuja estreia está prevista para o dia 18 de novembro.

Classificado como um dos melhores filmes de sempre, esteve no centro das atenções no Festival de Cannes em 2004, onde foi premiado com o Grande Prémio do Júri e muito elogiado pelo presidente do júri, o aclamado realizador Quentin Tarantino (Era Uma Vez em… Hollywood).

A trama do filme gira em torno de Dae-soo, um homem casado e com uma filha, que num dia de 1988, é raptado e aprisionado num quarto de hotel sem qualquer explicação. Quinze anos depois é libertado, é-lhe dado dinheiro, um telemóvel e um fato novo. Desorientado, ele luta para descobrir porque foi preso. Mas o seu raptor ainda tem planos para ele e envia-lhe mensagens que o incitam à vingança.

Vencedor de mais de 40 prémios internacionais, “OldBoy – Velho Amigo” foi considerado em 2008 pelos espectadores da CNN como um dos dez melhores filmes já feitos no cinema asiático. No IMDB tem uma avaliação de 8.4/10, e uma qualificação de 81% “Certified Fresh” no site agregador de críticas Rotten Tomatoes.

Em 2013 foi lançado um remake norte-americano com o mesmo título do realizador Spike Lee, protagonizado por Josh Brolin.

Artigos relacionados