A partir desta quinta-feira, dia 9, e até 16 de Novembro, vai decorrer em Lisboa, a 10ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, com uma programação de qualidade que celebra mais uma vez o trabalho cinematográfico das mulheres oriundas de países do Mediterrâneo ou que nestes países trabalham e debater temas socialmente impactantes.
Para esta edição, que volta ao Cinema São Jorge e à Cinemateca, foram selecionados 57 filmes de 22 países, como forma de ser geograficamente representativa e mostrar a variedade de estilos, interesses e temas do cinema feito por mulheres do Mediterrâneo.
“Algumas das obras programadas abordam a presença das mulheres na esfera pública, em dimensões tão diversas como o ativismo feminista cigano ou a radicalização religiosa; outras focam temas como os desafios da memória, a identidade de género e os laços familiares; outras ainda, questões do quotidiano, como o acesso à habitação ou o cuidado de crianças e idosos”, lê-se no comunicado da organização.
Na sessão de abertura da 10ª edição será exibido em estreia nacional o filme “You Resemble Me”, de Dina Amer, produzido por Spike Lee e Spike Jonze, um drama descrito como “uma história crua sobre traumas culturais e intergeracionais nos subúrbios de Paris”. A edição 2023 do festival Olhares do Mediterrâneo encerra com o filme “Watchtower”, de Pelin Esmer, integrado na secção especial “Olhares da Turquia”, com uma selecção de filmes de realizadoras turcas, exibidos na Cinemateca.
Na Competição de Longas-Metragens concorrem 5 filmes, entre os quaisduas produções nacionais,o documentário “Uma Situação Competitiva”, de Ânia Bento, e “Quatro Mulheres ao Pé da Água”, um drama de Claudia Clemente. A estes juntam-se “Foragers”, um documentário palestiniano de Jumana Manna, o drama sírio “The Wedding Parade” (Berbu), de Sevinaz Evdike, e o documentário “The Matchmaker”, da cineasta italiana Benedetta Argentieri.
A programação inclui ainda 24 filmes na Competição Geral de Curtas, e 15 filmes na secção competitiva “Começar a Olhar”, dedicada a filmes realizados em contexto escolar.
Além dos filmes, a programação contempla uma série de atividades paralelas destinadas a pessoas de idades e interesses diferentes como debates, exposições, música, workshops e acolhimento de livrarias. A novidade desta edição é um programa de indústria, com um curso de escrita para cinema, uma masterclass e um debate sobre programação cinematográfica no feminino.
O festival “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival” é um projeto do Grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia. A programação completa e as informações atualizadas sobre o evento podem ser consultadas no site oficial, no Facebook ou Instagram.