O documentário “Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes Nem Depois“, uma coprodução luso-francesa, produzida pela Terratreme Filmes, House on Fire e a Filmes Fantasma, com realização de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.
O filme revisita locais e temas do filme “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha, lançado em 1963, que conquistou o prémio de Melhor Primeiro Filme do Festival de Locarno em 1964 e foi considerado um ponto de partida para o movimento Cinema Novo português e também para este documentário.
Rodrigues estudou com Paulo Rocha na Escola de Cinema de Lisboa e herdou dos avós um apartamento com vista para um cenário que apareceu no filme de 1963. A meio do filme, aparece junto com Mata na janela do apartamento, olhando para a atriz Isabel Ruth, que protagonizou “Os Anos Verdes”.
Enquanto o filme de Rocha apresenta dois jovens amantes, nos seus “anos verdes” de juventude, cuja energia e atração romântica colidem com o ambiente claustrofóbico e conservador de Lisboa durante a ditadura salazarista, “Onde Fica Esta Rua?” mostra uma Lisboa esvaziada pelas restrições do confinamento, numa nova e ainda mais opressiva forma de claustrofobia, como se o filme tivesse sido infetado pela pandemia.
Para os realizadores, este documentário é “uma improvisação de jazz contemporâneo a partir de uma partitura escrita em 1963”, escrita e interpretada pelo falecido guitarrista português Carlos Paredes, um tema romântico que tornou-se um clássico, e cujas melodias subtis são exploradas no novo filme.
E se o filme de 1963 gira em torno de uma história de romance condenado, este explora uma fé eterna no amor e na paixão por Lisboa, mostrando também a presença da natureza, em particular das árvores, na extensa massa urbana de Lisboa, um tema que também esteve presente no filme de Rocha, que mostrava uma Lisboa no cruzamento entre a existência rural e a moderna.
“Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes Nem Depois” fez a estreia mundial em competição no Festival de Locarno, na Suíça, em 2022, e foi exibido no mesmo ano em Portugal no DocLisboa, Porto/Post/Doc e Festival Caminhos do Cinema Português. Assista ao trailer: