“One Cut of the Dead” : Fenómeno indie vai ser exibido no cinema Passos Manuel

One Cut of the Dead no cinema Passos Manuel

Depois de ter sido exibido no Motelx 2018, onde foi recebeu o Prémio do Público, e ter passado no ano passado no então TVCine & Séries, a comédia de terror zombie “One Cut of the Dead” (Kamera o Tomeru Na!), de Shin’ichirô Ueda, está de regresso a Portugal, desta vez para uma sessão única neste sábado, 25 de julho, às 19:00h, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

Produzido com um orçamento minúsculo (a rondar os 27 mil dólares), o filme desafiou todas as possibilidades de se tornar um dos maiores sucessos no Japão e tornou-se num verdadeiro fenómeno indie, com arrecadações superiores a US$ 27 milhões nas bilheteiras nipónicas e em sessões limitadas nos EUA, o que significa que em cada dólar investido gerou 1000.

A trama do filme segue uma equipa que está a filmar o que aparenta ser um convencional filme de zombies, num armazém abandonado onde alegadamente o exército terá efectuado experiências com seres humanos. Então, de súbito, zombies reais entram no enquadramento gerando o caos. O realizador insiste que a câmara deve continuar a filmar.

 Filme japonês One Cut of the Dead

À partida é mais um filme de zombies e que se pode dividir em três partes. A primeira é uma introdução de 37/40 minutos de filmagem contínua (sem cortes) que se desenrola como um teste de resistência ao público. Quem não conseguir ultrapassar esta fase decerto ficará a pensar que se trata de um pequeno filme de zombies repleto de ação desajeitada.

Mas a partir daí o verdadeiro filme revela-se, com uma segunda parte que conta o que se passou um mês antes das filmagens, mostrando como o filme surgiu e fornecendo informações sobre os personagens. Finalmente, o filme termina com o hilariante olhar nos bastidores e toda a loucura que então aconteceu. Na finalidade, temos um filme dentro de um filme, dentro de outro filme. Pode parecer estranho, mas assista e verá que tudo faz sentido.

De assinalar ainda que em março de 2019 foi anunciado um remake norte-americano de “One Cut of the Dead”. No entanto, desde então não se ouviu falar mais do projeto, pelo que não se sabe se chegará a ver a luz do dia.

Apesar de não ser recomendada a visualização, apresentamos o trailer oficial para que for mais curioso:

 

 

Artigos relacionados