“Operação Maré Negra”: Minissérie luso-espanhola já tem data de estreia na RTP1

Depois de ter sido lançada na Prime Video no passado mês de fevereiro, a minissérie luso-espanhola “Operação Maré Negra” (Operación Marea Negra) vai estrear na RTP1 no próximo dia 14 de março, às 22:45h. Os quatro episódios, com a a duração aproximada de 50 minutos, são emitidos às segundas-feiras, no mesmo horário.

Com realização do espanhol Daniel Calparsoro e corealização do português João Maia (Variações), a série é inspirada na história real do primeiro narcosubamarino intercetado na Europa.

Protagonizada por Álex González no papel de Nando, o elenco conta com uma forte representação nacional com destaque para Nuno Lopes, Lúcia Moniz e Luís Esparteiro. Completam o elenco outras estrelas internacionais nomeadamente, Bruno Galiasso, Nerea Barros, Miquel Insua, Xosé Barato, Carles Francino, Manuel Manquiña, Luis Zahera, David Trejos e Leandro Firmino.

“Operação Maré Negra” transporta-nos até novembro de 2019, quando um submergível artesanal atravessou o Oceano Atlântico, passou por Portugal e foi intercetado na Galiza com 3 toneladas de cocaína. Lá dentro, 3 homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida.

O seu melhor amigo é o português Sérgio (Lopes). Chegados à Europa, a perseguição no terreno é feita esquecendo as fronteiras entre a Galiza e o Norte de Portugal. Atrás deles, uma força policial internacional com a portuguesa Carmo (Moniz) e o espanhol Ortiz (Xosé Barato), fazem tudo para os alcançar.

No primeiro episódio, Nando, um galego ambicioso, alcança algum sucesso como pugilista amador. Mas a idade já não lhe permite alcançar o sonho de se tornar profissional. Aliciado pelo seu amigo Sérgio, tenta, sem sucesso, entrar no mundo dos combates ilegais. Sem perspetivas de futuro, para além do seu emprego como segurança e pescador, Nando toma uma decisão que irá mudar para sempre o seu futuro: junta-se a uma quadrilha de narcotráfico.

“Operação Maré Negra” foi produzida pela portuguesa Ukbar Filmes e a espanhola Ficción Producciones, numa coprodução com a RTP, Prime Video e FORTA (liderada pela TGV). Veja o trailer.

Artigos relacionados