“Operação Maré Negra”: Primeira série com produção luso-espanhola a caminho da Amazon

Operação Maré Negra minisserie da Amazon Prime Video

Operação Maré Negra” é o título da nova minissérie anunciada pela Amazon, a primeira coprodução luso-espanhola que será lançada em exclusivo na plataforma de streaming Prime Video em Espanha e Portugal.

Com participação da RTP, a série limitada de 4 episódios de 50 minutos, será produzida pela espanhola Ficción Producciones em colaboração com a portuguesa Ukbar Filmes. Na realização estarão Daniel Calparsoro, Oskar Santos e o português João Maia (Variações).

O argumento escrito por Patxi Amezcua e Natxo López é inspirado na história verídica sobre a operação policial homónima que interceptou na Galiza o primeiro submarino da Europa dedicado ao tráfico de estupefacientes, com mais de 3 mil quilos de cocaína a bordo.

Imagem da equipa que fez parte da Operação Maré Negra

Em novembro de 2019, um submergível artesanal atravessou o Oceano Atlântico, passou por Portugal e foi interceptado na Galiza com um enorme carregamento de droga. Lá dentro, 3 homens sobrevivem a tormentas, correntes, avarias, fome, discussões e a uma constante pressão policial. Ao comando está Nando, um jovem galego, marinheiro e campeão de boxe amador sem recursos económicos, que se vê obrigado a procurar outros meios para ganhar a vida.

Além de ter ficado fascinado desde o início com a história do primeiro narcosubmarino por integrar elementos das grandes aventuras do Século XX, o realizador Calparsoro também referiu que, paralelamente, também abordará a “história humana por detrás do desafio de atravessar o Oceano Atlântico com num semi-submersível em fibra de vidro, sem espaço nem meios para enfrentar correntes, tentando escapar aos satélites e à polícia internacional, eleva a façanha aos grandes feitos do século passado. Uma obra onde o passado e o futuro se unem, na forma de uma personagem, Nando, inspirada em eventos e pessoas reais”, concluindo que será uma história de ação, tensão e sobretudo sobre os limites do ser humano.

A minissérie começará a ser rodada muito brevemente entre Espanha e Portugal, e contará com um elenco, ainda por anunciar e que “seguramente marcará a diferença”, segundo as palavras de Chris Bird, Head da EU Prime Video Content, da Amazon.

Artigos relacionados