“Operação Outono”: Thriller português de Bruno de Almeida para ver na RTP2

RTP2 exibe o filme português Operação Outono

O cinema de produção nacional continua a ser a aposta da RTP2 para as noites de sábado. Desta vez, o canal público vai exibir o thriller político “Operação Outono“, do realizador Bruno de Almeida, um filme sobre a operação que levou ao assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE, em fevereiro de 1965, na herdade de Los Almerines em Villanueva del Fresno, próximo de Olivença, no limite jurídico entre Portugal e Espanha.

Segundo o canal, o filme é inspirado em factos, “alguns dos quais descobertos recentemente por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto de Humberto Delgado”, que foram revelados no seu livro “Humberto Delgado, biografia do General Sem Medo”. A obra apresenta novas pistas sobre o assassínio de um homem que se tornou num dos ícones da luta pela liberdade contra a ditadura de Salazar.

A ação decorre entre Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação com o nome de código “Operação Outono”, levada a cabo pela PIDE, até ao caso em tribunal, já depois da revolução de abril.

Estreado nos cinemas em 2012, o elenco do filme inclui nomes como John Ventimiglia, Nuno Lopes, Carlos Paulo, Carla Chambel, Ana Padrão, João d’Ávila, Marcello Urgeghe, Luís Lima Barreto, Pedro Efe, Diogo Dória, entre outros.

Artigos relacionados