“Operação Secreta”: A incrível estratégia de guerra que enganou Hitler

Em 1943, agentes britânicos elaboraram uma elaborada e incrível estratégia de guerra para enganar a Alemanha nazi de Hitler, sobre os planos de invasão do Reino Unido. E foi essa história real que inspirou o filme “Operação Secreta” (Operation Mincemeat), um drama de guerra realizado por John Madden, e protagonizado por Colin Firth e Matthew Macfadyen.

A história, tão fantástica e macabra, que mais parece o produto da imaginação de um escritor, aconteceu no auge da Segunda Guerra Mundial, quando os Aliados estavam determinados a quebrar o domínio de Hitler sobre a Europa ocupada e tinham planos para um ataque total à Sicília, mas enfrentam o desafio impossível de como proteger uma força de invasão maciça de um massacre em potencial.

Para convencer os alemães de que as forças aliadas estavam a planear invadir a Grécia e não a Sicília, dois notáveis agentes dos serviços secretos, Ewen Montagu (Firth) e Charles Cholmondeley (Macfadyen), com a ajuda do jovem Ian Fleming, ficaram responsáveis pela tarefa de delinear a estratégia de desinformação mais inspirada e improvável da guerra, utilizando o mais inverosímil agente secreto: um cadáver.

Com o objetivo disfarçar os preparativos da invasão de Itália a partir do Norte da África, lançaram deliberadamente ao mar uma maleta com documentos falsificados presos a um cadáver e deixá-lo à deriva em águas neutras espanholas, com o objetivo de que os papéis acabassem nas mãos do alto comando alemão.

A falsa informação chegou à mesa de Hitler e evidentemente acreditada como verdadeira, o que levou a Alemanha a ordenar a divisão de tanques, artilharia e barcos para defender a Grécia, a Sardenha e os Balcãs. Quando as tropas aliadas invadiram a Sicília em 10 de julho de 1943, os nazis foram apanhados de surpresa.

A título de curiosisade, esta história verídica, hilária e inacreditável desta operação secreta que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial, também foi adaptada num musical de grande sucesso no Reino Unido. Depois de lotações sempre esgotadas desde 2019, o espetáculo ainda se encontra em cena no Riverside Studios, em Londres, até ao dia 23 de julho.

“Operação Secreta” estreia nas salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 2 de junho. Assista ao trailer legendado.

Artigos relacionados