“Operation Mincemeat”: Trailer do filme sobre a missão que mudou o curso da II Guerra Mundial

Trailer oficial do filme Operation Mincemeat

A Warner Bros. Pictures UK divulgou o primeiro trailer oficial de “Operation Mincemeat“, um drama de guerra do realizador John Madden (Miss Sloane – Uma Mulher de Armas), que conta a história real de uma missão bizarra que envolve um cadáver.

Colin Firth (Supernova) lidera o elenco do filme do qual fazem ainda parte Matthew Macfadyen, Jason Isaacs e Kelly Macdonald. O argumento foi escrito por Michelle Ashford baseado no livro homónimo do autor e historiador Ben Macintyre, centrado no bem sucedido plano de contrainformação britânico colocado em prática durante a Segunda Guerra Mundial, liderado pelo oficial Ewen Montagu (Firth).

Em 1943, os Aliados estão determinados a quebrar o domínio de Hitler sobre a Europa ocupada e planear um ataque total à Sicília, mas enfrentam o desafio impossível de como proteger uma força de invasão maciça de um massacre em potencial. Cabe a Montagu e Charles Cholmondeley (Macfadyen), dois notáveis oficiais, elaborar a estratégia de desinformação mais inspirada e improvável da guerra.

Com o objetivo disfarçar os preparativos da invasão de Itália a partir do Norte da África, lançaram deliberadamente ao mar uma maleta com documentos falsificados presos a um cadáver de um soldado, para ser levado pela força das ondas até à praia de Punta Umbría, Espanha, e fazer parecer que era um piloto abatido que carregava informações importantes sobre um plano de ataque, convencendo o alto comando alemão de que os Aliados pretendiam invadir a Grécia e a Sardenha ao invés da Sicília, o verdadeiro objetivo.

Ao investigar o corpo e encontrar os documentos falsificados, muitas forças foram enviadas para defender a Grécia, o que permitiu que as forças aliadas atacassem e libertassem a Sicília, uma história extraordinária e verdadeira de uma ideia que alterou o curso da guerra – desafiando a lógica, arriscando incontáveis ​​milhares de vidas e testando os nervos dos seus criadores ao ponto de ruptura.

“Operação Mincemeat” tem estreia marcada nos cinemas do Reino Unido para o dia 7 de janeiro de 2022, enquanto que, em outros mercados internacionais, o filme será distribuído pela Netflix, mas ainda não tem uma data definida para lançamento.

Artigos relacionados