Tal como os rumores iniciais apontavam, Cillian Murphy (Um Lugar Silencioso 2) foi confirmado oficialmente como protagonista de “Oppenheimer“, o novo trabalho do realizador Christopher Nolan (Tenet), e o primeiro depois de ter abandonado a Warner Bros. Pictures e instalar-se na Universal Pictures.
O ator irá interpretar Julius Robert Oppenheimer, o físico norte-americano que ficou conhecido como “o pai da bomba atómica”, após ter dirigido e ter uma participação destacada no Projeto Manhattan para o desenvolvimento das primeiras armas nucleares da história, durante a Segunda Guerra Mundial.
Escrito por Nolan, baseado no livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e de Martin J. Sherwin, o filme está a ser descrito como um thriller épico que mostrará ao público o trepidante paradoxo do enigmático homem que arriscou destruir o mundo para o salvar.
“Oppenheimer” será rodado com uma combinação de câmaras de grande formato IMAX 65 mm e 65 mm, para a mais alta qualidade de imagem, reunindo Nolan com alguns dos seus principais colaboradores, incluindo o produtor Charles Roven, seu parceiro da Atlas Entertainment, o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, o editor Jennifer Lame e o compositor Ludwig Göransson.
Murphy e Nolan já trabalharam juntos na trilogia “O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem” e “Dunkirk“, mas nesta sexta colaboração será a primeira vez que o ator assume o papel principal.
A produção vai arrancar em 2022 para ser lançado nos cinemas em todo o mundo no dia 21 de julho de 2023, um mês normalmente reservado para os filmes de Nolan no passado.