Os maiores segredos do Universo. Discovery Channel celebra a “Semana do Espaço”

Como acontece todos os anos, o Discovery Channel Portugal junta-se à celebração da Semana Mundial do Espaço com um conjunto de programas especiais que vão ser emitidos a partir desta terça-feira, dia 4, e até segunda-feira, dia 10 de outubro.

De acordo com o comunicado do canal, todas as noites são dedicadas ao universo e aos seus mistérios, sempre com um olhar científico atento e curioso sobre a história, os seus segredos e as mais fantásticas descobertas científicas do Universo.

A oferta temática do canal incluirá novos episódios de uma das séries mais conhecidas do canal “A História do Universo“, e muitos outros programas dedicados ao Sol, à sua face oculta pouco conhecida, à sua importância enquanto impulsionador da vida terrestre, ou ainda à Lua e às suas demais facetas.

Desde o início da civilização humana que olhamos para o céu com espanto, perguntando-nos de que são feitas as estrelas, de onde vieram e porque estão tão distantes. Algumas das maiores mentes da nossa história passaram a vida a tentar descobrir como funciona o nosso Universo, como foi criado e como vai acabar.

Numa nova temporada de “A História do Universo”, narrada por Mike Rowe, o espetador será levado através do cosmos em busca destas respostas e muito mais. Combinando entrevistas com cientistas líderes das principais organizações mundiais, incluindo a NASA e o CERN, com efeitos visuais e CGI de vanguarda, a série desvenda os maiores mistérios do Universo e mais além.

Mergulhando profundamente em buracos negros o programa viaja para o Supermassivo Buraco Negro no coração da galáxia M87, um buraco negro, conhecido como M87, o único a ser alguma vez fotografado. A imagem captada revelou que o M87 é seis mil milhões de vezes mais maciço que o Sol, com um total de mais de 30 mil milhões de quilómetros de diâmetro.

No episódio especial de estreia, os especialistas examinam mais profundamente este famoso buraco negro e ao longo do percurso testemunham ventos quentes, jatos de raios mortíferos e um lugar perto do Horizonte de Eventos onde o tempo parece estar parado. Entramos finalmente no buraco negro e viajamos em direção à Singularidade, um lugar onde as leis da física falham.

Ainda nesta temporada, os cientistas exploram como as galáxias combatem e porque é que o nosso Universo é um lugar tão violento e perigoso. Muitas galáxias despedaçam-se umas às outras usando a gravidade – quanto maior a galáxia, mais fortemente armada está, o que permite esmagar e engolir outras galáxias mais pequenas nas proximidades. Os especialistas olham para a nossa própria galáxia, a Via Láctea, que batalhas sofreu no passado e que tipo de problemas estão a surgir no horizonte.

O Sol também vai ser o centro das atenções nesta temporada, enquanto os peritos da NASA procuram compreender melhor a nossa estrela e as suas perigosas e imprevisíveis erupções solares, montando uma frota de naves espaciais para a estudar. Mergulhando através dos gases da atmosfera do Sol, e acompanhando a influência do mesmo na borda do nosso Sistema Solar, os cientistas podem ser capazes de desvendar os segredos do motor que impulsiona todo o nosso Sistema Solar.

Quer ficar a par de todas as novidades de cinema e televisão? Siga-nos nas redes sociais e não se esqueça de deixar um “like”!

Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e no Google Notícias. Pode ainda assistir aos trailers legendados no Youtube.

Artigos relacionados