‘Os Melhores Filmes de 2014’: As escolhas de Film PT

Com a entrada no novo ano, fizemos uma retrospectiva de 2014 e elaboramos uma lista dos filmes que na nossa opinião, merecem o destaque como ‘Melhores Filmes de 2014’.

Num ano com muitos bons filmes, é evidente que o resultado final nunca vai ter o consenso geral e certamente não aparecem nas nossas escolhas, películas do agrado de muitos leitores, pelo que, esperamos que os compartilhem na zona de comentários.

Como não temos a intenção de premiar com o Oscar, os filmes que elegemos, apresentamos a lista pela data de estreia.

O Lobo de Wall Street‘ (9-janeiro)
O realizador Martin Scorsese, com mais de 70 anos, agrega ao seu vasto historial mais um excelente filme e apresenta-nos uma visão brutal, nua e crua de Wall Street, inundada de ações fraudulentas, irreverência, drogas e sexo, com uma interpretação fabulosa de Leonardo DiCaprio.

O Filme Lego‘ (27-fevereiro)
O filme que agradou aos adultos e aos mais pequeninos. A impecável técnica de animação leva-nos a uma viagem surreal da realidade, com uma fantástica história de relações entre pai e filho.

Capitão America: O Soldado do Inverno‘ (27-março)
O Universo Marvel tem muito para oferecer nos próximos tempos, mas em 2014 deliciou os fãs de super-heróis, com esta produção de Chris Evans. São mais de duas horas de agradável entretenimento e muita ação. Espectacular.

Grand Budapest Hotel‘ (10-abril)
Com quatro nomeações aos Globos de Ouro, o excêntrico Wes Anderson deliciou-nos com a comédia do ano. Um elenco de luxo em que Ralph Fiennes merece destaque pela sua excelente interpretação. Um cenário majestoso ambientado na fictícia República de Zubrowka. Cinco estrelas.

Guardiões da Galaxia‘ (7-agosto)
O filme de James Gunn converteu-se numa das revelações do ano. As expectativas eram baixas, mas Chriss Pratt, Vin Diesel, Bradley Cooper, Dave Bautista e Zoe Saldana proporcionaram bons momentos de ação, diversão e humor, complementado com personagens invulgares.

Gone Girl – Em Parte Incerta‘ (2-outubro)
O filme de David Fincher é um melodrama com um enredo genial, construido de uma forma inteligente e ambientado numa atmosfera fascinante. Um filme divertido e inquietante, com uma estrondosa interpretação de Rosamund Pike a contracenar com Ben Affleck.

Interstellar‘ (6-novembro)
Christopher Nolan assina um dos melhores filmes que passaram nas salas de cinema. A espetacularidade das imagens, efeitos especiais, banda sonora e enredo, são condimentos para uma produção perfeita, sem esquecer as atuações de Matthew McCounaughey, Anne Hathaway, Michael Caine, Matt Damon, entre outros. Imprescendivel.

Nightcrawler – Repórter na Noite‘ (13-novembro)
A obra escrita e realizada por Dan Gilroy. A ética do jornalismo é posta em causa todas as noites, no mundo do crime de Los Angeles, com Jake Gyllenhaal a dar vida a um ambicioso repórter freelancer.

Boyhood – Momentos de uma Vida‘ (27-novembro)
‘Quem espera, sempre alcança’ aplica-se na perfeição a Richard Linklater, que teve a calma necessária, para durante 12 anos realizar este filme único na história do cinema. A história de Mason (Ellar Coltrane) e da sua família, em diversas etapas da vida. A sua persistência foi recompensada com a atribuição de vários prémios internacionais.

Mamã – Mommy‘ (18-dezembro)
Escrito e realizado pelo jovem prodígio Xavier Dolan. Um filme sensivel, com fotografia impecável, atuações surpreendentes e filmado num formato diferente do convencional, mas impactante.

Nesta lista, poderiamos acrescentar outros tantos, como são os casos de: 12 Anos Escravos, Nebraska, Joe, A Culpa é das Estrelas, Ida, Snowpiercer-O Expresso do Amanhã, A Emigrante, O Senhor Babadook, John Wick e The Hunger Games: A Revolta – Parte 1.

Artigos relacionados