“Os Miseráveis”: Sessão comentada esta noite no Cinema Ideal

Sessão comentada do filme Os Miseráveis

Os Miseráveis“, filme de Ladj Ly, já está em cartaz nos cinemas portugueses desde o dia 20, mas neste sábado, dia 29 de fevereiro, às 21:30h, no Cinema Ideal, em Lisboa, terá uma sessão comentada com o mote “A realidade das periferias, os preconceitos e as consequências da ‘guetização’, assim como as relações entre polícia e moradores”.

Esta sessão especial conta com a participação de Ana Rita Alves, antropóloga e doutorada em Human Rights in Contemporary Societies, e Joseph da Silva, dirigente e activista da SOS Racismo.

O filme, um retrato social e provocador dos bairros na periferia de Paris, nos dias de hoje, segue Stéphane (Damien Bonnard), um polícia que integra a Brigada Anti-Crime de Montfermeil, nos arredores de Paris. Aí conhece os seus novos colegas de equipa, Chris (Alexis Manenti) e Gwada (Djebril Zonga), dois agentes experientes e não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais.

“Os Miseráveis” foi ontem distinguido com o César de Melhor Filme da Academia Francesa de Cinema, tendo sido também premiado na categoria de Melhor Montagem e da de Melhor Ator (Manenti), além de conquistar o Prémio do Público.

Artigos relacionados